terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Lixo: um problema da humanidade

O lixo é o tema mais comentado nos últimos dias em Governador Nunes Freire.

A nova administração tem retirado muito lixo da cidade, e não era pra menos. De certo que é uma excelente iniciativa, mas que depende EXCLUSIVAMENTE da população para dá certo. Se os maus costumes não mudarem, de nada vai adiantar.

Segundo o Código de Posturas de Governador Nunes Freire, os moradores são responsáveis pela limpeza do passeio (calçada) e sargetas (esgotos) fronteiriças à sua residência (art. 27).

Ainda segundo o CP, é terminantemente proibido queimar lixo nos quintais ou aterrar vias públicas com lixo, materiais velhos ou quaisquer detritos.

No artigo 35 do Código de Posturas diz o seguinte: O lixo das habitações será recolhido em vasilhas apropriadas providas de tampas, para ser removido pelo serviço de limpeza pública.

Por duas ou três vezes comentei sobre o lixo e seu descarte aqui no blog, inclusive falando sobre uma pesquisa cientifica que participei na Universidade no ano de 2007 (reveja aqui).

O lixo é produzido pela sociedade e em sua grande parte não é reutilizado nem descartado da maneira correta.

No início deste mês de janeiro a prefeita de Bom Jardim-MA, efetuou a prisão de um homem que jogava fezes às margens de um rio em seu município.

Estive em Alagoas e pude observar também o quanto a população suja as cidades, por todos os lados era possível ver lixo, boa parte deles de responsabilidade particular.

Nas imagens abaixo podemos ver o Novo Rio em Igaci-AL, mesmo após muitos meses sem chuva, ainda há água no rio. Ao chegar mais próximo é possível ver o tanto de lixo e a irresponsabilidade dos moradores que jogam seu lixo às margens do rio. Isto não é um fato isolado, ocorre em tudo quanto é local.




Outro exemplo de lixo em águas abertas, desta vez em Maceió, capital de Alagoas, é o Riacho Salgadinho que corta parte da cidade e passa por 10 bairros. Ele é totalmente sujo e poluído, fruto da irresponsabilidade das autoridades (in)competentes.

O Riacho Salgadinho deságua na praia de Jaraguá e há anos a população aguarda pela despoluição e revitalização do mesmo.

Foto: http://albaalvesdelima-alagoas.flogbrasil.terra.com.br/foto18138379.html

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.