terça-feira, 23 de abril de 2013

Faltando 7 dias, 45% das declarações esperadas ainda não foram entregues

Do G1:

Faltando uma semana para terminar o prazo para a entrega, apenas pouco mais da metade das declarações do Imposto de Renda 2013 esperadas pelo Fisco foram entregues.

A Secretaria da Receita Federal informou que recebeu, até as 16h desta terça-feira (23), 14.358.485 declarações do Imposto de Renda 2013. O número corresponde a cerca de 55% do total de declarações esperadas este ano pelo Fisco.

Ou seja, ainda faltam mais de 11,6 milhões de declarações (cerca de 45%) para serem recebidas, uma vez que a Receita espera receber mais de 26 milhões de documentos neste ano, um recorde em relação aos anos anteriores.

O prazo começou em 1º de março e termina na próxima terça-feira (30).

O Fisco alerta para o risco das pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acumulo de acessos ao endereço da Receita.

Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013). Veja outras situações que obrigam o contribuinte a declarar Imposto de Renda.

Declarar IR pode garantir renda para quem não é obrigado. Especialistas em Imposto de Renda recomendam que os contribuintes separem os documentos necessários para fazer a declaração deste ano, não deixem para entregar o documento na última hora e prestem atenção redobrada na hora do preenchimento – como forma de evitar a chamada malha fina.

Quem perder o prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido.

O órgão lembrou que o contribuinte que quiser doar a um dos fundos de ajuda à criança e ao adolescente inscritos na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e repassados à Receita Federal, poderá fazê-lo até 30 de abril próximo, com direito ao abatimento de 3% do total no IR ainda na declaração atual do IR.

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.