terça-feira, 19 de março de 2013

Câmara realiza 5ª sessão ordinária de 2013

A Câmara Municipal de Governador Nunes Freire se reuniu na manhã da última segunda-feira (18/03) ,para a realização da quinta sessão ordinária de 2013. Foi a primeira sessão realizada na segunda-feira. Nas últimas quatro semanas não foi possível realizar a sessão por falta de quórum.


Estiveram presentes os vereadores Ronaldo Rodrigues, Gessimar Neres, Wanderley Pereira, Marcelo Oliveira, Paulo Lopes Francisca Freires e Ulenira Batista. Os vereadores Esmilton Pereira, Lourival da Serraria, Maurílio Bueno e Gerlandia Oliveira foram os ausentes. A vereadora Gerlandia viajou para o enterro de um tio.

Ordem do dia:
Doação de móveis da Câmara para APAE e Associação de Moradores;
Atas de duas sessões anteriores;
Indicação de pavimentação no Castanhalzinho (Francisca Freires).

No pequeno expediente nenhum vereador se inscreveu.

O vereador Marcelo Oliveira foi o primeiro a falar no grande expediente. O vereador solicitou que os vereadores da base governista conversem com o prefeito para que conserte os banheiros que ficam na praça e deixe o acesso ao público, já que é uma área construída com recursos do município e que muitas pessoas usam o espaço para aguardar transporte para a zona rural. Segundo o vereador, carroceiros e passageiros da zona rural não tem tido acesso, pois um dos banheiros está quebrado e outro é trancado com cadeado.

O vereador Wanderley Pereira iniciou falando da sua visita ao Polo do Darcy Ribeiro e convidou os colegas vereadores a participar da vida acadêmica do Polo. Falou sobre a cobrança dos acadêmicos em relação ao término do laboratório, iniciado na gestão anterior. Comentou que o teto do laboratório foi construído sem nenhuma viga. Wanderley fez um requerimento verbal para que a Câmara solicite informações sobre o loteamento dos terrenos da ex-gestora Regina. Segundo Wanderley, o prefeito Marcel Curió lhe informou que está com documento de que o terreno é de propriedade do município. Wanderley disse que muita gente tem comprado e o loteamento sequer foi regularizado junto à prefeitura. Com relação ao pedido de construção do IFMA no município, Wanderley disse que o prefeito municipal também está interessado e unirá forças para que o IFMA seja instalado. Wanderley falou também sobre sua visita à construção das pontes no Rio Santo Antonio e que a próxima ponte do Rio do Peixe (estrada da Quadra X) será a próxima a ser restaurada. Concluiu dizendo que a casa de apoio em São Luís já foi contratada e está sendo estruturada pela atual gestão, já que todos os equipamentos da antiga casa foram saqueados.


O vereador Paulo Lopes começou seu discurso falando sobre a casa de apoio que não está funcionando e que o mesmo deseja que a casa seja reaberta, pois muitos moradores do município precisam de apoio na ilha. Paulo comentou sobre o “namoro” do município com o IFMA ocorre desde a época que Zé Costa, atual secretário de Ciência e Tecnologia era Reitor do Campus Zé Doca. Disse que é bom que o município participe de um consórcio e tenha um Território da Cidadania para que o o IFMA possa ser instalado em Nunes Freire. O vereador disse que falta pouco, apenas força de vontade de um lado e do outro. Afirmou que os vereadores da oposição não estão brigando por coisa pequena. Paulo solicitou que o secretário de administração reestabeleça o fornecimento de energia elétrica no prédio da Guarda Municipal. Disse também que foi prometido um salário de 1500 para a guarda e hoje eles recebem muito menos que isso. Solicitou também que a prefeitura confeccione mais fardamentos para os guardas.  O vereador leu uma portaria do Ministério da Saúde que trata do pagamento de 950 reais para agente de saúde e de endemias. Paulo enfatizou a realização da sessão na segunda-feira (foi a primeira do ano). Afirmou que não é difícil (ter sessão), basta que os vereadores queiram.

Votações aprovadas por unanimidade:
Doação de móveis da Câmara para APAE e Associação de Moradores;
Atas de duas sessões anteriores;
Indicação de pavimentação no Castanhalzinho (Francisca Freires).

Nas explicações pessoais o vereador Marcelo Oliveira foi, novamente, o primeiro a falar. Solicitou que a Casa faça um requerimento junto ao Fórum e à Prefeitura para que se pronunciem sobre os terrenos que estão sendo vendidos. O vereador disse ainda que os vereadores farão um requerimento para que o Reitor do IFMA seja convidado a participar de uma audiência pública em Nunes Freire.

O vereador Wanderley Pereira disse que está ombreado aos vereadores para que seja implantado o IFMA em Nunes Freire. Disse também que é importante que os documentos do terreno sejam publicados. Agradeceu aos vereadores e público presente na sessão.

O vereador Paulo Lopes disse que tem amigos que compraram terrenos porque ele teria dito que os terrenos eram legais. Paulo disse que passou em algumas escolas e que não há a mínima condição de funcionar, pois não há quadro de professor completo, estão sendo pintadas e etc. Para ele, as aulas não iniciarão em menos d 15 dias. Solicitou que os blogueiros divulguem o que está ocorrendo e sendo feito pela prefeitura. Paulo disse que a educação tem que ser levada a sério e não se pode brincar, pois é a única arma que pode ser utilizada para fazer a população crescer.

A vereadora Francisca Freires disse que não poderá participar da próxima sessão. Disse também que o vereador Ronaldo Rodrigues também não poderá participar. Comunicou aos vereadores que em 15 dias a Câmara sentará para fazer algumas atualizações no Regimento da Câmara.

Nada mais havendo para ser tratado, a presidente encerrou a sessão.

Câmara com apenas 4 ouvintes

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.