sábado, 11 de janeiro de 2014

Mulheres são presas ao tentar levar celulares a Pedrinhas

Do UOL:

Após a Folha ter revelado a fragilidade no controle do acesso de visitantes ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, duas mulheres foram presas neste sábado (11) numa das unidades do local ao tentar entrar com celulares e drogas.

As detenções aconteceram durante revista do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que assumiu a segurança do local, palco de 62 mortes de presos desde 2013, no final do ano passado.


Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, Victoria de Moura Silva, 18, tentou entrar no presídio São Luís 1, uma das oito unidades que integram o complexo de Pedrinhas, com cinco chips de telefones celulares. O marido, o preso Marcos Antonio de Carvalho, cumpre pena por assalto e homicídio.

Já Valquiria Silva dos Santos estava com quatro aparelhos, dez chips, três carregadores e quatro trouxas de cocaína. Não foram informadas sua idade nem se ela tem parentesco com algum detento.

As duas foram conduzidas para o plantão central do bairro de Vila Embratel.

FRAGILIDADE

Ontem, a reportagem da Folha conseguiu entrar, sem ser incomodada, na Casa de Detenção, palco, em outubro, de uma rebelião com dez mortos e dezenas de feridos.

A chegada dos jornalistas à portaria da Casa de Detenção ocorreu ao lado de um grupo de religiosos, que participariam de um culto evangélico pouco depois.

Repórter e repórter-fotográfica, que entraram na unidade sem se identificar como jornalistas, entregaram os documentos, mas deixaram os celulares nos bolsos.

Ultrapassada a portaria, nos 20 minutos seguintes a Folha circulou livremente pelos pavilhões, conversou com detentos, leu anotações pessoais e registrou parte da cerimônia religiosa.

Em nenhum momento, os visitantes foram revistados, submetidos a detectores de metais ou a qualquer outro procedimento padrão de segurança em penitenciárias.

Comentários
0 Comentários