sábado, 8 de junho de 2013

Lenda do Bumba-Meu-Boi Estrela de Nunes Freire

Por Nicodemos Freire:

Era uma noite quieta, onde lá fora tremulava as palhas do coqueiro e rugia o vento, anunciando esse sublime espetáculo de nossa cultura mãe: O nascimento do Bumba-Meu-Boi Estrela de Nunes Freire, que leva o nome desta pacata cidade, fecundada de magias e ditos populares.

Naquela noite, diz a lenda, duas fadas voavam sobre os campos, bosques e jardins e com suas varinhas mágicas, criavam no céu novas estrelas, uma após a outra, o céu reluzia com as constelações e astros que as fadas iluminavam, incendiando o céu de luzes.

Até que por descuido ou sorte do destino, uma das fadas apontou sua varinha mágica para o campo, onde naquela noite, apascentado, o gado dormia.

Verdade ou lenda?

Um facho de luzes marcou com uma estrelinha a fronte de um boizinho que despertou do sono e, contagiado pela magia das fadas, dançou e brincou no campo a noite toda, até o raiar do dia, nascendo assim, esse folguedo dos mais ricos de nossa estória imaginária.

Batizado de Boi Estrela de Nunes Freire pelas duas fadas, esse boizinho ganhou a missão de levar alegria, encanto e sedução aos "arraiás" e terreiros por onde se apresentasse, a todos os brincantes e devotos de São João.

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.