terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mais uma vez não houve sessão na Câmara Municipal por falta de quórum

Do blog do Marcos Leite:

Mais uma vez não houve sessão na Câmara Municipal de Governador Nunes Freire por falta de quórum. Para se ter uma ideia nas últimas 04 sessões marcadas, só houve duas, que aconteceram nos dias 15 e 22.

Durante todo o mês são realizadas oito sessões, duas por semana. E mesmo assim existem vereadores que não comparecem as sessões.


Do total de onze parlamentares apenas três compareceram na manhã desta última segunda-feira (25/02) ao plenário. Os parlamentares que compareceram foram: Ulenira Batista, Paulo Lopes e Wanderley Pereira. O vereador Ronaldo chegou depois das 9h30min.

Os outros 8 edis não compareceram, que foram: Lourival da Serraria, Francisca Freires, Esmilton Pereira, Maurílio Bueno, Gessimar Neres, Marcelo Oliveira e Gerlandia Oliveira. A vereadora Gerlandia viajou para tratamento de saúde e o vereador Marcelo estava em São Luís participando de um seminário com a CGU. A vereadora Francisca viajou para tratar de assuntos pessoais, mas disse que só faltaria às últimas duas sessões. Os demais não justificaram suas faltas oficialmente.

Vale lembrar que os vereadores são eleitos com a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito. Por esse motivo os vereadores devem ser respeitados, pois eles são a voz da população e fazem as reivindicações diretas à prefeitura. Está escrito na Constituição brasileira. Porém será que na pratica é o que todos estão fazendo? Pense nisso!

NOTA DO BLOG:
A ausência dos vereadores na Câmara de Nunes Freire já não é novidade. É de praxe não ter as sessões nas segundas-feiras.

Em conversa com o vereador Wanderley, sugeri que o mesmo indicasse a alteração dos dias de sessão no Regimento Interno da Câmara e, se possível, o horário. Pelo atual regimento, as sessões devem ocorrer às segundas e sextas a partir das 15 horas.

Vale salientar que o vereador pode perder o mandato se faltar mais de 1/3 (um terço) das sessões durante o ano legislativo. Nos últimos anos TODOS os vereadores poderiam ter sido cassados, haja vista que não ocorriam as sessões nas segundas-feiras, ocasionando assim, no mínimo, 50% de faltas.

PS: Ainda vai ter vereador reclamando que os "blogs" ficam falando mal sem ter conhecimento do que andam fazendo. Quem entende?!

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.