sábado, 15 de dezembro de 2012

Resumo da última sessão ordinária 2012

A Câmara Municipal de Governador Nunes Freire se reuniu na manhã de sexta-feira (14/12) para última sessão ordinária.

Estiveram presentes os vereadores Maurílio Bueno, Eduarte Martins, Newton Sarges, Paulo Lopes, Ivan Ribeiro, Marcelo Oliveira e Rosemary Sá. Os vereadores Esmilton Pereira e Chagas Oliveira foram os ausentes.

Ordem do Dia:
Convite da FEMAKI;
Projeto de Lei para criação de duas vagas no quadro da Câmara.

Após a leitura da Ordem do Dia, os vereadores discutiram como aprovarão as Atas de sessões anteriores que não foram lidas. A maioria dos vereadores aprovaram a indicação do vereador Marcelo de que fossem dado cópias aos vereadores e aprovados na próxima sessão.

A secretária da Câmara fez a leitura de Ata de sessão anterior e aprovada pela maioria dos vereadores. O vereador Paulo Lopes não aprovou a Ata, pois não constava o nome dos denunciados em supostos roubos.

No pequeno expediente o vereador Newton Sarges foi o primeiro a se pronunciar. Iniciou falando sobre o esporte e solicitou aos vereadores que tenham muito carinho com a questão de esporte no Orçamento que será aprovado na próxima semana. Disse que o sistema trava o trabalho do vereador.

O vereador Eduarte Martins também fez uso da tribuna. Eduarte comentou que o trabalho dos vereadores é podado e que há muitas limitações na Câmara. Disse ainda que a Justiça é o poder que mais atropela as Leis, tomando atitudes erradas. Afirmou ainda que a Casa foi engessada pelo Judiciário, que bloqueou o direito do Poder Legislativo. Lamentou que o vereador Newton Sarges não tenha concorrido, pois se tivesse sido eleito iria ver muito mais coisas.

No grande expediente o vereador Newton Sarges retornou à tribuna. Ele retornou a falar sobre o esporte e disse que é necessário que seja investido em esporte, educação e cultura. Pediu aos vereadores que continuarão a partir de 2013, que defendam a bandeira do esporte e cultura, pois com isso muitos jovens poderão fugir do mundo dos crimes e das drogas. Newton comentou sobre sua visita à superintendência da Caixa Econômica Federal, onde esteve vendo a possibilidade da instalação de uma agência no município. Em aparte, o vereador Maurílio Bueno disse que o prefeito eleito também esteve na Caixa na tarde do dia 13. Newton comentou também sobre os recursos do PDDE e convidou os vereadores a visitar as escolas para verificar in loco o uso dos recursos.

O vereador Paulo Lopes iniciou falando sobre o PDDE. Paulo disse que os recursos do PDDE ficará para o ano que vem, pois já está tarde para que se compre e preste contas. Segundo Paulo, ficará mais de um milhão de reais. Disse que espera que na próxima gestão os recursos do PDDE continue sendo gerenciado pelos gestores escolares. Comentou também sobre o Programa Mais Educação que já existe no município e que também deixará recursos para o ano vindouro. Parabenizou o professor Carlos pelo trabalho no karatê. O vereador Paulo solicitou que haja alteração nos salários dos funcionários da Casa, pois já estão defasados. Afirmou que só votará na aprovação do Projeto se pelo menos o salário dos assessores sejam reajustados.

O vereador Marcelo Oliveira solicitou aos vereadores que vejam a possibilidade de conseguir uma agência do BNDES, pois é mais importante na questão de fomento à aos assentamentos. Falou sobre o apoio que sempre teve na Liga de Esportes do município. Marcelo comentou sobre a ausência da população nas sessões da Câmara.

Eduarte Martins retornou à tribuna e comentou também sobre a ausência da população nas sessões. Para ele, muitos votam e não acompanham o trabalho do seu vereador para saber se o voto de confiança valeu à pena. O vereador comentou que os horários das sessões são complicados, pois boa parte da população está ocupada com seus afazeres. Eduarte sugeriu que o horário seja mudado para as 17 horas. Eduarte comentou também sobre a possível instalação da Caixa em Nunes Freire, pois é o momento exato para a instalação de uma agência.

O vereador Ivan Ribeiro também fez uso da palavra no grande expediente. Iniciou falando sobre a idade do mais novo (18) e mais velho (93) vereador eleito no Brasil. Ivan disse que está terminando seu mandato decepcionado, pois o Judiciário travou o trabalho dos vereadores. Complementou dizendo que o atual governo está sendo igual o final do governo de Costinha (Cândido Mendes). O vereador disse que esteve em reunião com o secretário de saúde, Ricardo Murad, acompanhado do prefeito eleito Marcel Curió e Kedson, futuro secretário de saúde. Ivan disse que cobrará muito do futuro prefeito a instalação da Caixa e também BNDES. O vereador disse que esteve na Renault em São Luís, onde está uma ambulância do município. Ele disse que a ambulância está lá desde o mês de março e ainda não saiu porque falta pagar 27 mil do conserto.

O presidente da Casa, Maurílio Bueno, iniciou falando do Projeto de Lei para o aumento de vagas na Câmara. Disse que o salário dos assessores será melhorado. Solicitou que os vereadores que fazem parte das comissões deem seu parecer verbal e que haja a votação do Projeto de Lei.

Votação
Projeto de Lei aprovado com votos dos vereadores Maurílio Bueno, Eduarte Martins, Ivan Ribeiro, Newton Sarges e Rosemary Sá. Os vereadores Paulo Lopes e Marcelo Oliveira votaram contra.

Nas considerações finais o vereador Marcelo Oliveira voltou à tribuna para dizer que votou contra o projeto pois não teve prazo para analisar o projeto.

O vereador Paulo Lopes também voltou à tribuna e disse que não votou no projeto porque não concordava com a criação de novas vagas para outros cargos já que há excedente do concurso. Complementou dizendo que vereador é sempre podado, seja da situação ou da oposição.

Ivan Ribeiro fez uso novamente da palavra e disse que na próxima semana será aprovada a LOA. Lembrou novamente que houve pouco tempo para analisar a mesma. Desejou aos vereadores que façam um bom mandato. Ivan afirmou que nos próximos quatro anos continuará trabalhando em prol do município e será um parceiro da Casa.

O vereador Eduarte Martins retornou à tribuna e falou novamente que a população deve comparecer nas sessões da Câmara. O vereador se despediu do seu mandato, agradecendo aos seus colegas vereadores

Nada mais havendo para ser tratado o presidente da Casa encerrou a Sessão.

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.