Na manhã desta quinta-feira (19/09) tive o desprazer de está presente na Agência do INSS de Pinheiro, distante 114 km de Governador Nunes Freire, desta vez acompanhando minha mãe que faria uma perícia. O prédio oficial está em reforma, com um custo de mais de 1,6 milhões de reais.
O órgão, responsável pela maioria absoluta das aposentadorias, pensões e benefícios do Brasil, estava lotado, haja visto que há poucas unidades na região da Baixada e também no Alto e Baixo Turi, onde Nunes Freire está localizada.
Chegamos por volta das 7h55min e o que se via na área principal do prédio era uma multidão de pessoas aguardando atendimento.
O agendamento programado parece não funcionar direito, pois minha mãe estava agendada para ser atendida às 8 horas (por isso chegamos cedo) e só começou a ser atendida às 8h35min, um atraso, no mínimo, sem sentido. Ao entrar para fazer a perícia o agendamento não constava no sistema e foi remarcado (sabe-se lá por quem) para a próxima segunda-feira, marcação esta que também não constava no sistema do INSS. Fizemos uma viagem à toa!
Outra coisa que observei por lá foi o adiantamento de muitos usuários com agendamento programado. Diversas pessoas chegam bem antes do horário programado, causando uma grande espera desnecessária.
No geral o "sistema" parece funcionar normalmente...