quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Saúde no Maranhão...

O Profissão Repórter desta semana está retratando o estado da saúde no Brasil e o Maranhão é destaque.

É possível ver o descaso por parte do Governo do Estado do Maranhão, que inaugurou (e continua) hospitais de 20 leitos que não tem pacientes em seus leitos. Não tem porque não há médicos nem condições de atendimento, por falta de medicamentos e etc, enquanto outros hospitais sofrem com uma demanda imensa.

É visível que este formato criado por Ricardo Murad não está correto. Descentralizou recursos, enfraquecendo os hospitais regionais, piorando ainda mais o que já não era bom. Um exemplo é Nunes Freire que em 2008 recebia 590 mil reais (que já era pouco) e em 2013 recebe 445 mil.

A tendência é que estes recursos sejam diminuídos ainda mais com a inauguração dos hospitais de Junco, Maranhãozinho, Maracaçumé e Presidente Médici, que terão mini hospitais, que ficarão iguais aos de Paulino Neves e Formosa da Serra Grande.

O Governo Federal está implantando o Programa Mais Médicos, para "ele", a salvação da lavoura, mas não é! Estes médicos não resolverão o problema, mas pode amenizar. Entretanto é necessário mais investimento em equipamento, medicamentos e insumos.

Lamentável esta situação.

Curta a fã page do blog no Facebook.
Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.