terça-feira, 10 de setembro de 2013

Maranhão receberá 29 profissionais da medicina no programa “Mais Médicos”


O Maranhão receberá 29 médicos cubanos para atuar no Programa “Mais Médicos”, segundo informações do Ministério da Saúde. Ao todo, serão 11 municípios do estado beneficiados com o programa. A quantidade de médicos enviados ao Maranhão, no entanto, ainda está longe de solucionar a carência do estado, que ocupa o último lugar na relação médicos por habitantes.

Os municípios de Altamira do Maranhão (2), Amarante do Maranhão (3), Arame (3), Buriticupu (3), Chapadinha (6), Coroatá (2), Monção (2), Santa Helena (2), Serrano do Maranhão (2), Urbano Santos (2) e Vargem Grande (2) foram os municípios contemplados pelo “Mais Médicos” com a vinda profissionais estrangeiros.

Mesmo com a vinda dos médicos, o estado ainda está longe de deixar o posto de pior relação da quantidade médicos por habitantes. O Maranhão tem apenas 0,7 médicos por 1.000 habitantes, quando a média nacional é de dois médicos por 1.000 habitantes.

Além disso, o estado também tem uma das menores taxas de médicos com especialização. Entre os poucos médicos que trabalham no estado, apenas 34,7% são especialistas. O que reforça a rotina de maranhenses que procuram atendimento nos hospitais superlotados da capital ou nos estados mais próximos, a exemplo do Piauí e do Tocantins.

Os médicos estrangeiros selecionados pelo programa Mais Médicos para atuar no estado, estão desde o dia 26 em processo de adaptação e avaliação. Até a próxima segunda (09) os médicos serão avaliados quanto aos conhecimentos em saúde pública brasileira e língua portuguesa.

Os médicos aprovados nesta etapa receberão o registro profissional provisório e começarão a atender a população nos municípios para os quais foram designados, atenuando a carência de médicos no estado.

Curta a fã page do blog no Facebook.
Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.