quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O que é o amor?

Bom dia!

Estou preparando um post sobre o amor e seus derivados.

Necessito de argumentos bons e fortes.

Preciso fundamentar minha tese, portanto, me ajudem com comentários.

O que é o amor?

Não falo o amor banal e enganador. Falo do verdadeiro amor.

O que é? Como é? Como nasce? Pra que serve? ME AJUDEM!!

Mesmo que você não tenha uma resposta, comente. Fale da dificuldade em definir o amor. O importante é participar da discussão.

Comente aqui.

Boa sorte e sucesso!!

PS: Passando por aqui não deixe de comentar e indicar aos amigos!!

16 comentários:

  1. Amor é um fogo que arde sem se ver,/É ferida que dói, e não se sente;/É um contentamento descontente,/É dor que desatina sem doer.(Luiz vaz de camões)

    ResponderExcluir
  2. De todas as formas que o Amor possui...ele sempre constrói laços que nunca irão se romper.
    Há uma grande diferença entre amor, paixão e obcessão. É preciso saber distingui-los, pois são muito distintos, é só vê as evidências... amor não é aquele que mata, que faz morrer, que destroi pessoas, vidas, não é aquele que inveja o amor alheio por amá-lo e não ser correspondido, pois quando se ama verdadeiramente, deixa-se livre quem se ama, pois o que mais importa para nós é a felicidade de quem amamos, mesmo que não seja ao nosso lado. Isso que faz confundir com amor, é paixão, mas o que passa do normal, do humanamente normal, é obcessão. A obcessão é como um cancer que vai consumindo e matando aos poucos. Se você não tratar a tempo, ele vai te matar.
    O amor é sublime, é divino. É puro, tão puro que chega ser inocente, fragil, ao mesmo tempo fortalece, felicita, completa. Amar não é querer possuir a todo custo, custe o que custar, amar não é matar e prejudicar alguem para ter quem se deseja em suas mãos, pois amar não é possuir, é dar liberdade, é deixar ser feliz. Amor verdadeiro ultrapassa as coisas pequenas e mesquinhas, amor verdadeiro tráz felicidade e a tristeza de não ter ao lado, é então recompensada pela felicidade de quem amamos, mesmo que não esteja ao nosso lado, mesmo que não sejamos correspondidos.

    ResponderExcluir
  3. o que é o amor?
    No dia que eu souber o que realmente é o amor eu volto aqui pra responder.! hsuahusa

    ResponderExcluir
  4. O amor não nasce, o amor não existe, o amor se sente. Porém o único amor verdadeiro é o fraterno. O amor de homem e mulher, homem e homem, mulher e mulher é o tal chamado amor carnal. Não é verdadeiro. O homem e/ou mulher quando diz que ama, é pq tem algum fato que lhe prende: a beleza exterior, sexo, pontos em comum, beleza interior, dinheiro e poder, e nesses casos quando acaba o amor morre. O amor patologico não é amor é doença. então o amor verdadeiro tem q durar para sempre.

    ResponderExcluir
  5. rossemiranda@hotmail.com6 de janeiro de 2011 às 13:21

    hummmmm;.......
    sou a Dra Rose, minha área é cardiología,todas as pessoas acham que amam com o coraçao..certo?..pois nao é assim, o sentimento se encontra no nosso cérebro por debaixo do cerebelo numa pequena área que nao interessa o nome, mas é aí que nasce esse sentimento, lindo e maravilhoso e que em algumas pessoas acho que está atrofiado, pois se tudo mundo amasse de verdade nao havería ódio nem sentimento ruim por tanto nao se praticaría o mal.Mas vc quer saber o que é amor....amor é desapego,aceitaçao,proteçao,companherismo amigo e confidente,conjunto de sentimentos sublime que Deus criou. Agora já sabem ao invés que desenhar um coraçao tem que desenhar um cérebro...rsrrsr

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante Jarivânio,afinal falamos tanto em amor e muitas das vezes não sabemos nem o que significa tão falada palvra.
    Sempre que ouço falar em amor me vem a lembrança o versículo 13 de I coríntios:

    AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
    E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
    E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
    O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
    Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
    Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
    O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
    Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
    0 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
    Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
    Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
    Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

    ResponderExcluir
  7. Muito bem meu caro amigo Jarivânio, o senhor quer discutir assunto complicado neste blog, e, depois vai pedir arreco no facebook e no orkut...Meu amigo tem coisas que é melhor a gente não tentar entender como: política, religião, vida pós a morte, etc...Agora o senhor inventa de discutir "AMOR", isso é como procurar piolho na cabeça de careca...E depois pedi arreco para os amigos, quero ver a sua opinião depois dela descrita neste blog darei a minha...Grande abraço!!!rsrsrsrsr...

    ResponderExcluir
  8. O amor Verdadeiro e eterno só o amor de Jesus por nós, o amor entre seres humanos tem prazo de validade...

    ResponderExcluir
  9. Jal e sua perguntas difíceis!

    O que tenho a dizer é que o Amor não é para entender e sim para sentir!

    simples assim...

    ResponderExcluir
  10. É Jal o nível de dificuldade de seu blog esta muito alto... amor é complexidade, bem como essa sua pergunta...

    ResponderExcluir
  11. Uma boa resposta, ou pelo menos, um bom texto para tomarmos como base de reflexão sobre esse assunto está neste link: http://aleatma.blogspot.com/2011/01/tipo-de-amor-na-biblia.html

    Quero ainda discordar de algumas opiniões,como por exemplo: "Amor não se explica", "amor deve apenas ser sentido", entre outras.
    O fato é que nós, seres humanos, imperfeitos e pecadores como somos, que possiblidade temos de produzir obras, ou manifestar frutos bons, por nós mesmos?
    O problema é que os homens tem tido, e alimentado uma concepção errada de amor (bem como de tantos outros sentimentos, valores e conceitos).
    Se os homens buscassem conhecer a Deus, e Sua vontade, e Seus princípios, não seriam tão cheios de dúvidas, embaraçõs, e relativismos, como vemos hoje, onde cada um tem uma opinião própria.
    Então eu pergunto: Quem é o homem: Que o homem sabe? Que pode fazer o homem? Que tem o homem?
    E respondo: Nada somos, senão, pó e cinza!
    Só somos alguma coisa; só sabemos; só podemos algo, só temos alguma coisa, se o Senhor Deus nos conceder, ou permitir que tenhamos.

    Enfim, paro por aqui, pedindo desculpas aos que não concordam comigo, dizendo que respeito a todos, e torço para que todos venham a compreender bem a vida, de modo que a vivamos de forma plena e reta aos olhos de Deus (se é que conhecemos a Ele, e à vontade dEle, e nos importamos com Ele)

    Um abraço,

    Welson dos Santos Lopes

    ResponderExcluir
  12. Nossa quantas respostas haha.

    Mais enfim não sei definir oque realmente é o amor.

    xD

    ResponderExcluir
  13. O amor no sentido vertical é amor de Deus, q se fez igualar na condição humana (exceto no pecado), para nos ensinar q, o amor no sentido horizontal está na alegria, no companheirismo, na simplicidade, na humildade, na paciência e no querer bem ao próximo.

    ResponderExcluir
  14. "Amor é quando alguém te magoa, e você, mesmo muito magoado, não grita, porque sabe que isso fere seus sentimentos" - Mathew, 6 anos

    "Quando minha avó pegou artrite, ela não podia se debruçar para pintar as unhas dos dedos do pé. Meu avô, desde então, pinta as unha para ela. Mesmo quando ele tem artrite" - Rebecca, 8 anos

    "Há dois tipos de amor, o nosso amor e o amor de deus, mas o amor de deus junta os dois" - Jenny, 4 anos
    .....rsrsrrs,crianças inocêntes,mas muito sábias!!
    tenho que aprender muito com elas!!!
    ... acho que seja isso,doação,companherismo, paciência,compreenção...

    grande abraço!!
    Claudeth.

    ResponderExcluir
  15. O QUE O AMOR??? AMOR É ALGO Q NÃO SE VER MAIS SENTIMOS,É UM SENTIMENTO DE DESEJO, AFETO, E DE RESPEITO,AMAR AO PROXIMO COMO A TE MESMO!!! AMOR ALGO Q NÃO TEM EXPLICAÇÃO MAIS Q NOS FAZ BEM.

    ResponderExcluir

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.