Texto da cardiologista Rose Miranda que trabalhou em Governador Nunes Freire:
INFARTO DE MIOCÁRDIO
Doença responsável por 54% das internações hospitalares e de alta mortalidade quando não é diagnosticada a tempo.
Para entender melhor esta patologia devemos lembrar que o coração tem a suas próprias artérias que irrigam a musculatura cardíaca, e quando uma delas se obstrui ou entope evita a chegada da circulação a uma parte da musculatura provocando desta maneira o “sofrimento” da musculatura cardíaca que posteriormente evoluirá com o infarto, lesando gravemente uma parte do coração.
Porque as artérias se entopem? É a pergunta dos pacientes no consultório médico, para isso devemos saber que há sustâncias que obstrui e certos estímulos também podem provocar espasmo da própria artéria.
Causas de entupimento: colesterol, trombos, coágulos.
Causas de espasmo: stress, exposição ao frio intenso, sustâncias químicas como nicotina, drogas ilícitas.
Os médicos classificam como FATORES DE RISCO: Colesterol alto, fatores hereditários, hipertensão arterial, diabetes não controlada e incidência familiar, maus hábitos como: tabagismo, alcoolismo e drogas, sedentarismo, obesidade.
Quais seriam os sintomas? Existem infartos silenciosos, quer dizer que não dá sintoma nenhum, mas a maioria das vezes é um aperto tipo opressivo no peito que aparece geralmente aos esforços físicos, pode espalhar-se para as costas, ao pescoço, ao braço esquerdo ou direito ou simplesmente gerar um MAL ESTAR gástrico!
O que fazer? Nunca tome medicação por conta até ser atendido por um médico, isto para evitar mascarar o quadro o que dificulta o diagnóstico e piora a situação!
SEQUELAS: Quem já teve infarto e após tratamento seja medicamentoso, cirúrgico ou implante Stent, pode evoluir com arritmias, insuficiência cardíaca dependendo da área lesada ou ate derrame (AVC). Por isso é importante que nunca deixe de tomar as medicações respeitando sempre os horários, ir ao controle médico sempre que solicitado e não deixar para “depois”, prestar atenção aos hábitos higiênico-dietico que deve mudar etc.
PREVENÇÃO: Até hoje como em qualquer doença o melhor remédio e prevenir, mas a prevenção das doenças cardiovasculares começa cedo, desde a infância tendo uma boa saúde dental e tratando corretamente as famosas amigdalites são os primeiros passos seguidos de educação alimentar e a prática de esportes três vezes por semana.
Alimentação rica em gorduras de origem animal (carnes, leite de gado, margarinas, ovos e queijos) junto a frituras, excesso de massas e açucares promovem a elevação das taxas de colesterol principalmente o LDL (colesterol mau) que é a responsável pela formação de placas de gorduras que entopem as artérias do coração.
A base para manter uma saúde adequada, mesmo não tendo nenhuma base patológica (hipertensão arterial, diabetes, derrame) o segredo esta na ALIMENTAÇÃO equilibrada.
Assim como é delicioso uma feijoada, churrasco, pizza, salgados, etc., devemos evitar o consumo delas com muita frequência, uma vez a cada 15 dias, ou só em algum evento tudo bem, o que faz mal e o consumo diário, todo exagero traz consequências!
Consumir diariamente porções de fibras, colesterol, vegetal, legumes cozidos ao vapor ou crus, somado a exercícios três vezes semana, ter lazer é suficiente para manter baixos os níveis do colesterol mau.
Nos últimos congressos de cardiologia tem tido muito ênfase as dietas mediterrânea porem aqui lês mando um resumo do que tem tido bom resultado ate o momento:
- CAFÉ DA MANHA: É muito importante, pode pular se quiser o almoço, mas o café da manha NUNCA é importante contenha uma fruta (mamão ou outra fruta da sua preferência), leite sempre desnatado (nunca de gado) pão integral uma fatia, pode queijo minas ou requeijão light, e aqui vem o mais importante a LINHAÇA: coloque uma colher no suco e bata no liquidificador, ela é muito rica em Omega 3, 6, selênio, zinco, proporciona fibra o que alem de melhorar o transito intestinal diminui o colesterol. Tem função antioxidante o que quer dizer que age como desintoxicaste e previne o envelhecimento das pequenas artérias e tecidos dos diferentes órgãos no corpo.
- ALMOÇO: Reduza o arroz, mas nunca tire de vez melhor ainda se troca por arroz integral, nunca sirva arroz e macarrão juntos, ao final eles são carboidrato que elevam as taxas de açúcar e formam gorduras (as famosas barriguinhas), sempre coloque 2 ou 3 legumes de diferentes cores (prato quanto mais colorido, melhor) acrescente muito azeite de oliva, evite os temperos cremosos. E quanto às carnes, prefira aquelas que não têm alto teor de colesterol, assim ou 100 gramas de carne vermelha ou peito de frango grelhado, melhor ainda peixe na grelha (segredo: não sirva nada que contenha frituras).
- LANCHES: O segredo é comer a cada 3 horas, e o lanche justamente vai auxiliar as principais refeições, por exemplo, se tomou café as 7 da manha, deve comer um lanche as 10 h, almoço as 13 h, lanche as 16 h, janta leve as 19 h e por último um chá ou suco as 21 h. Mas o lanche não deve ser nada pesado, é algo leve e nutritivo assim como: iogurte light, gelatina, torrada integral com geléia, uma fruta ou uma barra de cereal.
EVITE COMER LANCHES QUE CONTENHA FRITURAS!
OUTROS: resumindo, todas as frutas e legumes coloridos são rico em betacaroteno (cenoura, abóbora, manga, mamão), licopeno (tomate), flavonóides (uva preta) grãos (grão de bico, lentilha, amêndoas ou castanha de caju, amendoim nozes e soja) gordura vegetal (abacate, azeite de oliva) fibras como linhaça e aveia que são grandes aliados na saúde CARDIOVASCULAR!
É recomendado tomar suco de UVA integral (vem em garrafas de vidro aprovado dela Sociedade de Cardiologia Brasileira) ou ½ taça de vinho tinto no almoço, banir de vez todo tipo de refrigerante mesmo que zero, diet ou light no almoço.
Experimentem consumir linhaça no café da manhã, abacate (sem ou com leite desde que seja desnatado três vezes semana, depois vejam os resultados, acondicionando ao esforço, porque se é submetido a um esforço o qual não está acostumado, aí SIM CORRE RISCO DE SOFRER UM INFARTO! Reparação é muito importante, comece fazendo caminhadas, se você observou relevo sempre três vezes semana, pois é o melhor intervalo e deve durar pelo menos 30 a 45 minutos, esta atitude faz muito pela sua saúde.
Controlar o peso é fundamental, afinal o excesso de peso não só compromete o sistema cardiovascular como traz consequências nas articulações e problema de coluna.
Fazer um check-up cardiológico completo um ao ano se não tem patologias, duas vezes ao ano se é hipertenso ou diabético. Sempre solicite: eco cardiograma, eletrocardiograma e teste ergométrico que depois de uma rigorosa avaliação clínica saberá se está liberado para realizar esforços físicos.
Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!