A Câmara Municipal de Governador Nunes Freire se reuniu na manhã desta sexta-feira (24/02) para 1ª sessão ordinária. (é a terceira sessão mas a primeira que efetivamente ocorreu).
Estiveram presentes os vereadores Maurílio Bueno, Pedro Filuca, Esmilton Pereira, Ivan Ribeiro, Chagas Oliveira, e Rosemary Sá. Os vereadores Fernando Pereira, Eduarte Martins e Marcelo Oliveira foram os ausentes.
Ao chegar na sessão me surpreendi com a quantidade de pessoas na Casa. Há muitos meses não via tanta gente na Câmara.
Na tribuna estava um dos moradores “sem teto” de Governador Nunes Freire. Segundo ele, o desejo dos moradores da área invadida é de continuarem lá, porque tudo que “tinham” foi investido naquele lugar. Falou também que teve uma reunião entre o prefeito e os moradores e que o mesmo teria dito que o proprietário da área não quer vender e que ele poderia doar terrenos para os mesmos no Bairro Aeroporto. Carlos André confirmou que Sefhora (que fez a reunião), disse que foi mandada pela juíza do município.
No pequeno expediente, Ivan Ribeiro foi o primeiro vereador a falar. Ivan disse que não é a favor de que os “sem tetos” saiam da Vila Embratel (área invadida). Afirmou que: o município tem dinheiro (só em janeiro foi mais de 800 mil de FPM, segundo Ivan) e que a prefeitura pode comprar, nem que seja por oito parcelas de 100 mil; o prefeito está apenas enrolando os “sem teto” com a história de doar terreno, já que lá não tem documentação. Disse que o prefeito tem que fazer um projeto para comprar o terreno, assim como a ex-gestora fez anteriormente.
Rosemary Sá iniciou seu discurso dizendo que o prefeito está desesperado porque não vai se reeleger e que o outro prefeito não vai tirar os “sem teto” de lá. Afirmou que todo mundo sabe que o terreno é do prefeito e que depois de muitas reuniões é que o proprietário Keketa apareceu. Afirmou mais uma vez que prefeito é o dono do terreno. Falou que entra muito dinheiro na prefeitura e nem curativo tem. Disse que o prefeito só sabe mentir.
O presidente da Casa, Maurílio Bueno, começou dizendo que é contra invasão. Disse que os “sem tetos” só saem da invasão se a prefeitura construir uma casa para cada um deles. Afirmou que se eles saírem de lá vão ser indenizados. Maurílio disse ainda que o prefeito “invadiu” o terreno da Marina e doou um sem autorização da Câmara.
No grande expediente, Esmilton Pereira foi o primeiro a falar. Esmilton falou que o projeto de ajuste salarial dos professores será votado em breve e que os professores devem participar do debate. Sobre os “sem teto”, Esmilton comentou que o prefeito está dando tiro no pé. Falou que o prefeito deve fazer um projeto para comprar do terreno, pois na área invadida não há empresários nem pessoas de grandes posses.
Chagas Oliveira falou que sobre o problema na invasão só prefeito pode resolver. Sugeriu que se convoque o prefeito para uma reunião. O vereador disse que desconhece essa obrigação da justiça para reajustar o salário dos professores.
O vereador Ivan Ribeiro voltou à tribuna e falou que os professores devem se reunir para debater sobre o salário dos mesmos. Ivan disse que a perca dos professores é de muitos anos. Ivan disse que o sistema de saúde do município só tem piorado a cada dia. Disse que Nunes Freire está se espelhando no prefeito Josimar (de Maranhãozinho).
Maurílio Bueno falou novamente sobre o projeto de ajuste salarial dos professores. Disse que o recurso para abono entrou na conta e que o prefeito tem que pagar logo senão ele vai entrar na justiça, porque confusão é com ele mesmo. Maurílio disse que uma comissão formada por professores e representantes do sindicato.
Nas considerações finais a vereadora Rosemary Sá agradeceu aos presentes e convidou a todos para participar das sessões. Disse que sempre está à disposição de todos.
Ivan Ribeiro falou sobre a convocação dos Guardas Municipais que, segundo ele, nunca saiu. (EM TEMPO: no momento da sessão estava publicando a notícia sobre a convocação dos guardas – clique aqui e veja!). Ivan comentou sobre o DVD que está na cidade onde fala sobre as obras realizadas pelo prefeito municipal e que, de acordo com Ivan, não tem nenhuma foto de remédio e ainda que o prefeito não construiu nem reformou nenhum posto de saúde.
O presidente da Casa, Maurílio Bueno, voltou à tribuna pela terceira vez e disse que o DVD não mostra a realidade da cidade e disse que fará um mostrando o que não foi feito ou não foi acabado.
Nada mais para ser tratado, o presidente encerrou a sessão.
Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!