No entardecer deste sábado, 19 de outubro, estive visitando o Bairro Vila Embratel, mais precisamente na "invasão" e registrei o serviço realizado pela Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Governador Nunes Freire, no tocante à iluminação púbica daquela localidade. Foram instaladas cerca de 30 luminárias completas, fazendo assim com que a escuridão desaparecesse daquele bairro. Dias atrás publiquei aqui no blog a nova iluminação do Bairro Monteiro Lobado (Vila Boás).
Desde o início do ano de 2013 já foram realizados diversos reparos na rede de Iluminação Pública (IP) do Município de Governador Nunes Freire, tanto na sede quanto na zona rural. Foram substituídas e/ou instaladas lâmpadas/luminárias em toda a sede e nos Povoados Santo Antonio, Vila Nova, Três Raízes, Bacuri, Olho d’água, CR Almeida, Boa Esperança.
Certo dia ouvi um locutor "questionando" o quê a Prefeitura estava fazendo com o recurso arrecadado com a iluminação, pois, segundo ele, nada tem sido feito. Outro dia li uma postagem numa rede social fazendo o mesmo questionamento, pois bem senhores, eis aí mais uma comunidade atendida por inteiro com o serviço de iluminação pública. É isso que tem sido feito com o "nosso" dinheiro
Uma coisa que é necessário deixar bem claro com relação à Taxa de Iluminação Pública é que nem todos os consumidores pagam pelo serviço, mais de 2 mil consumidores não pagam "NENHUM CENTAVO", portanto, diferente do que algumas pessoas mal intencionadas tendem a insinuar, a arrecadação é pífia.
A Cemar recolhe as taxas de IP, desconta o consumo, desconta mais 5% de taxa e devolve o restante aos cofres municipais. O "montante" devolvido gira em torno de 5 a 10 mil reais/mês e é com ele que se paga os eletricistas, veículo, combustível, equipamentos de EPI/EPC e materiais elétricos (lâmpadas, reatores, relés, luminárias, fios, conectores, alicate, etc). Enfim, não é "tão simples" como parece. Há um custo muito alto para manter a iluminação funcionando.
Confira mais fotos do Bairro Vila Embratel e veja onde o "seu", o "meu", o "nosso" dinheiro está sendo aplicado: