segunda-feira, 29 de abril de 2013

Síndrome do gabinete

Por Renato Costa:

Se você for a uma prefeitura e procurar o prefeito no seu gabinete, você não vai o encontrar. A pergunta que fica é a seguinte: pra que serve aquele lugar então? Pra que mesmo que existe chefe de gabinete? (E tem alguém lá exercendo essa função paga pelos contribuintes deste país). Neste caso essa função devia não existir, pois todos os prefeitos fogem de lá como o diabo foge da cruz. Por que será?

Será que naquela sala misteriosa acontece algo que espanta os prefeitos? Sim, só pode ser isso pra causar tanto medo a eles. Já tem até nome essa prática (síndrome do gabinete), eu mesmo que batizei essa doença (mereço um Nobel).

Porém, o problema é mais embaixo, eles fogem de lá por outros motivos: pra não encarar você é o primeiro deles! É, você mesmo! Você que está precisando de uma caixa de remédio pro seu filho doente; você que está desesperando por um veículo pra levar um parente pra um hospital próximo; você que precisa fazer exames e não tem condições para bancar; você que não tem emprego, mas lhe prometeram um em período de campanha; você que às vezes deseja apenas conversar com o prefeito, o funcionário do povo, mas nunca, jamais, você o vê.

Prefeito é pago pra ouvir o povo. O povo é que paga seu salário. O povo que precisa ser ouvido. Caso não exista esse dialogo, é melhor acabar com prefeito também! A maioria deles pensa que são os donos do mundo. Estão totalmente enganados. Eles são instituídos é pra servir e não pra brincar de esconde-esconde. Sem escárnio agora: é isso que está acontecendo com os nossos excelentíssimos, principalmente aqui, na nossa região do Auto Turi.

O pior de tudo é que eles vão estabelecer seus gabinetes bem longe, perto das vacas. Isso remente alguma coisa a cerca de fazenda. Quem pensou assim? Acertou na mosca! É de lá que eles comandam os municípios; é de lá que vem às ordens que regem a cidade; é de lá que somos tapeados durante quatro anos. O ultimo de Maracaçumé construiu um parque de Vaquejada nessa brincadeira toda.

Alguém quer saber das novidades das cidades? É só ir a uma dessas fazendas e fazer uma entrevista com as vacas de lá. Elas vão contar como está o rumo da urbe em questão. Cuidado... Existem bastantes vacas vindo de fora, selecione as antigas, as magrelas são oriundas da seca do nordeste, as gordinhas são as fontes seguras, elas estão lá mais tempo, tem muito mais segredo pra contar.

Claro, muita gente vai me criticar por essas palavras. A verdade dói bastante, no entanto é necessária, precisamos mudar, e só conseguimos isso objurgando. Outras irão elogiar. É agradeço desde já os elogios.

A sociedade precisa abrir os olhos e cobrar mais dos políticos. A primeira cobrança e exigir que ele compareça no seu ponto de trabalho, se um funcionário falta, é descontado dinheiro da sua conta, os prefeitos precisam também ser enquadrado neste quesito, o problema é que eles não vão receber quase nada no final do mês, são os que mais faltam no ponto de trabalho.

E, não venham com a desculpa que é buscando projetos pras cidades. Isso não cola mais, o povo não é besta. A sociedade está cansada de ser maltratada, descriminada e acima de tudo iludida por homens e mulheres que ascendem em palanque e falam horas e horas prometendo o que podem e o que não podem. O que não pode ser feito a gente aceita, mas o básico de tudo, que é um atendimento no gabinete, isso é aversão, merece nota zero, e mais, merece ser esquecida nas futuras eleições.

Obs: Não deixe de comentar os textos. Aceitos as críticas, só não aceito palavras de ordem particular e que fuja do contexto do tema abordado.

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.