quinta-feira, 26 de abril de 2012

O que eu acho do FEJMA??

Engana-se quem pensa que eu sou contra o FEJMA, muito pelo contrário, acredito que é algo de muito valor, não apenas para a juventude maranhense, mas para o Estado do Maranhão.

O que não concordo é a forma como ele é conduzido.

Neste fim de semana acontecerá mais uma reunião do FEJMA, desta vez em Governador Nunes Freire, e na oportunidade será eleito o Conselho de Juventude do Estado do Maranhão.

Agora venhamos e convenhamos, um Fórum que durará "três" dias e tem duas "Noites Culturais" vai trazer algum benefício para o município de Governador Nunes Freire?

Vejamos:

No primeiro dia, não haverá nada importante, apenas a abertura oficial  a noite e logo depois a primeira "noite cultural".

No segundo dia será lida a ata da última reunião (TIMBIRAS) e apresentação dos relatórios das conferências nacional e estadual. Na parte da tarde será realizado um trabalho em grupo.. No fim do dia será realizada a segunda "noite cultural".

No terceiro dia será realizada a eleição do Conselho Estadual de Juventude e ao meio-dia o evento será encerrado.

O que eu vejo é muita gente querendo vim "passear" no município. Mais de mil jovens inscritos e muitos deles com o principal intuito de se divertir (há poucas excessões). É claro que a diversão faz parte da vida juvenil, mas um evento como esse deveria ser pautado na discussão de políticas públicas para a juventude.

Traduzindo em miúdos: no primeiro dia não haverá nada; no segundo dia apenas os trabalhos em grupo na parte da tarde; no terceiro dia eleição do CEJOVEM pela manhã.

Como pode ser visto acima, não consigo enxergar nada de proveito neste FEJMA em Governador Nunes Freire. Sou "jovem" e sempre briguei pelos direitos de todos. Quando adolescente sempre fui líder em minhas turmas. Na faculdade fui o líder da turma durante os 4 anos de curso e, com absoluta certeza, o mais brigador entre todas as turmas. Quem me conhece sabe como sou: chato mas que gosta das coisas do jeito certo.

Acredito que devemos cobrar nossos direitos, sempre com responsabilidade. No entanto não consigo acreditar que entidades que não existem de verdade possam brigar pelo direito de ninguém. Documentos comprobatórios que habilitam o que inexiste não são provas de compromisso com a juventude. Transformar a mentira em "verdade" é, no mínimo, vergonhoso.

É certo que o FEJMA é de imensurável importância para a consolidação dos direitos e deveres da juventude maranhense, mas não é bem isso que temos acompanhado ao longo dos últimos anos.

Não participei (nem quero) da organização deste evento por motivos óbvios. Torço para que os debates ocorram na maior tranquilidade possível, apesar de já esperar um clima acalorado. A mobilização que vem ocorrendo via facebook, por exemplo, é uma prova disso. Alas oposicionistas e governistas estarão "brigando" por espaço dentro do CEJOVEM.

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil! Os comentários são moderados. Clique aqui e entenda a moderação.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.