Boa tarde!
Do blog do Aleilson:
A morte de Osama bin Laden por tropa americana levantou uma discussão. Os americanos fizeram justiça ou vingança?
Vi um jornalista afirmar que os Estados Unidos não fizeram justiça, uma vez que Bin Laden não foi julgado e condenado, mas vingaram os ataques terroristas planejados por ele.
Entre outros, a palavra vingança significa: castigo, punição. Enquanto justiça é Poder de decidir sobre os direitos de cada um, de premiar e de punir. Daí o verbo justiçar no infinitivo significa punir com pena de morte.
Pensando assim, entende-se que agir com vingança ou com justiça acaba se tornando a mesma coisa a partir do ponto de vista prático. Se etimologicamente vingança é punição e justiça é poder de punir, então, um apenas segue o outro, o poder de punição acaba resultando na própria punição, o que muda então é o significado em si, enquanto uma é poder de decisão a outra é a própria decisão.
Uma coisa é certa, quando alguém que senta no banco dos réus é condenado à morte, acredita-se que foi feita justiça. E quando matam um homem que assumiu a autoria de seus crimes, há necessidade de se fazer “justiça”? A justiça está feita. E se tratando de Bin Laden... Quem não gostaria de ver esse homem morto? Para mim, o que houve foi a doce vingança num jeito amargo de se fazer justiça.
E você, o que acha? Foi justiça ou vingança?
Boa sorte e sucesso!!
PS: Passando por aqui não deixe de comentar e indicar aos amigos!!