quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nota de Repúdio da ANB Online

Vereador Zé Lima do Partido Republicano Brasileiro-PRB de São José de Ribamar, em resposta ao editor de ANB Online, quando perguntado se iria ser candidato à reeleição. Na tarde de ontem (26) por telefone.

Como é de conhecimento da população de São José de Ribamar e da Imprensa deste Estado, blogueiros, jornalistas, redatores, radialistas e produtores dos meios de comunicação existentes no Maranhão, desde 2005 estamos atuando na cidade de São José de Ribamar de forma sistêmica na propagação e difusão de informações pertinentes e necessárias aos cidadãos da cidade balnearia, de diferentes municípios maranhenses e de estados brasileiros além-fronteiras.

Ontem, 26, como é de praxe (leia-se contatar membros do Poder Público do município diária e semanalmente e/ou quando necessário com a finalidade de produzir  matérias e reportagens) mantivemos contato com alguns vereadores para obter e checar informações a respeito das eleições deste ano, dentro de um procedimento rotineiro realizado por nossa equipe desde quando publicamos a primeira edição da ‘Coluna do Fernando Atallaia’ ainda em 2011 no jornal impresso A Tarde. A pauta: renovação dos mandatos no Legislativo Municipal de São José de Ribamar. Tentamos ligação telefônica com o presidente do Legislativo do município, Senhor Beto das Vilas,  mas não fomos atendidos. Conseguimos contato com os vereadores Lázaro e Negão, que gentilmente se dispuseram a fornecer informações sobre a pauta proposta. Mas no prosseguimento de nossas ligações telefônicas aos edis, algo inusitado ocorreu: fomos surpreendidos- num arroubo inesperado de violência-, pelo vereador Zé Lima do Partido Republicano Brasileiro-PRB de São José de Ribamar, que perguntado se iria concorrer à reeleição, assim respondeu: ‘’ Tira o meu nome dai que eu não quero conversa contigo seu 'moleque' ’’.

A frase proferida pelo vereador em tom de ameaça causou espanto e repulsa à equipe de ANB Online que procurou buscar as razões para o acinte. Primeiramente, nos remetemos às postagens já publicadas no site e à enquete ‘Qual o pior vereador de São José de Ribamar’ onde o caríssimo vereador Zé Lima da base aliada do Governo Municipal teve votação expressiva. Seriam as postagens e a enquete as razões de tamanha truculência do vereador? Um esclarecimento se faz necessário: todos os artigos, reportagens, matérias, notas e enquetes postadas neste portal, são em sua grande maioria,  sugestões dos leitores ribamarenses, que através de telefonemas, e-mails e comentários enviados sugerem tais pautas. Portanto, o habitante e morador de São José de Ribamar é quem se mostra decepcionado e insatisfeito com alguns setores da política local.

Sabemos todos que são posturas como estas que investem contra a democracia, tentando enfraquece-la, que incitam a violência contra os profissionais de Imprensa em todo o mundo. Posturas que deveriam ser combatidas por um membro do Legislativo e não patrocinadas gratuitamente por este. Em todo caso, esperamos que esta infame amostragem de retrocesso social e ditadura acentuada não reflita o pensamento dos demais poderes constituídos em nosso município.

Desta forma, também esperamos que o Governo Municipal na pessoa do senhor prefeito Gil Cutrim não comungue de tal postura de seu vereador aliado e que o PRB, um partido que prega os ideais republicanos refute tal procedimento, assim bem, como a Câmara Municipal e seu presidente, senhor Beto das Vilas, não admita ato indigno e vergonhoso aquela Casa. De outra forma, assim não sendo, a população de São José de Ribamar e a Imprensa deste Estado ficarão perplexas diante da conivência de tais instituições e poderes constituídos com ato de natureza execrável e repudiante.

Que o Partido Republicano Brasileiro-PRB e seus diretórios municipal e estadual tenham o cuidado de analisar quais quadros estão compondo suas fileiras em nossa cidade. De outra forma, estaremos caminhando para as velhas e maléficas praticas do autoritarismo, da intolerância e de atitudes e gestos inconcebíveis como este do vereador em questão, gerados na dialética do  extremismo e suas cruéis consequências.

Atos como este devem ser banidos por completo do seio de uma sociedade que queremos civilizada e mais precisamente de nossa querida São José de Ribamar, uma cidade ordeira e afeita a boa convivência. Lutemos para atitude como esta protagonizada pelo vereador republicano não mude esta paisagem. Do contrário estaremos caminhando a passos largos rumo a uma anti-república a se instalar em nosso município.

Fomos orientados por nossos leitores e por alguns vereadores da Câmara Municipal a prestar queixa por danos morais, mais refletimos em profundo: nenhum dano moral nos causaria mais repúdio que um dano contra a Civilidade e a Democracia, bandeira que levantamos e alimentamos neste blog. Sendo portando desnecessário levar o acontecido para fórum pessoal, particular, uma vez que a gravidade da questão encerra em si mesma alta teor de abuso e sentido de retaliação contra as práticas democráticas como um todo, onde a Imprensa se insere e está contextualizada de forma soberana.

Somos cônscios de nosso ofício e a população ribamarense- a quem orgulhosamente e de fato prestamos serviços da comunicação-, sabe que quando um membro do Legislativo se nega a prestar informação agindo de forma indiferente e alheia a visibilidade de suas ações não atinge o veículo de comunicação que o procura, mas sim o povo que o elegeu. A Imprensa é único mediador entre Poder Público e População. É a voz  responsável pela manutenção e fortalecimento das sociedades democráticas em Estado de Direito. Não foi este editor que recebeu a ofensa- a qual nem sentiu-, a população ribamarense sim, esta foi ofertada com a ofensa da obscuridade e o sigilo de seu representante no tocante ao seu interesse, o interesse público. Mas o sigilo que beneficia alguns detentores de cargos públicos não interessa aos moradores de São José de Ribamar, temos esta certeza. A clareza sim, esta interessa. Particularizar um cargo que foi dado pelo povo, não prestando contas a ele, através da mediação midiática não deixaria de representar um ultraje aos ribamarenses, que por sinal são sérios, trabalhadores, honestos e jamais 'moleques'.

Sabemos que posturas como estas partem do bojo existencial de indivíduos afetados, invejosos e incompetentes, ao que prontamente respondemos solicitando aqui a prevenção e o acompanhamento deste ato pelas autoridades de fato competentes (Polícias Civil, Militar, Federal e Ministério Público) justamente por não saber ao certo do que indivíduos de natureza duvidosa são capazes de fazer em sinistro com profissionais da Imprensa. Recentemente tivemos um colega de profissão vitimado por posturas antidemocráticas e truculentas, o companheiro Décio Sá. Devemos extinguir e banir tal ato de intolerância sob pena de que se não o fizermos estaremos sendo cúmplices de bárbaries que iniciam-se a partir do desrespeito.

Curioso é saber que o caríssimo vereador é da base aliada de um governo que prega a democracia e a liberdade de expressão no município. Será que este Governo concordaria e  compactuaria  com tal ato de cerceamento, ultraje e violência a profissionais da comunicação que trabalham em São José de Ribamar?

E a Câmara Municipal, onde o vereador tem assento, apoiaria e embasaria este ato reprovável? A legenda republicana, PRB, a qual o vereador integra, abonaria essa conduta  desonhosa com a Imprensa da cidade?

A equipe de ANB Online na pessoa do seu editor repudia o ato do vereador Zé Lima(PRB) em São José de Ribamar e deixa aqui exposto que continuará a lutar por dias melhores no município, atentando para os valores substanciais da Democracia, da Liberdade de Expressão e, sobretudo atentando para as reivindicações do povo ribamarense e suas reais perspectivas, diferentemente do vereador republicano.

Fernando Atallaia
Editor responsável – ANB Online. Ex-colunista e repórter dos jornais impressos A Tarde, Portal do Maranhão, Tribuna do Nordeste, A Tribuna, JP Turismo(Jornal Pequeno) Extra, Tribuna Luminense  e Revista Caminhos do Maranhão. Articulista e colaborador de diversos jornais, sites e blogs na região da Grande São Luís e Estado do Maranhão.

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil! Os comentários são moderados. Clique aqui e entenda a moderação.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.