quarta-feira, 28 de julho de 2010

Novo computador do Estado do MA

Os usuários dos sistemas corporativos do Estado do Maranhão comemoram a aquisição de um novo Mainframe para atender as necessidades de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) dos órgãos estaduais.

Mainframe é o nome em inglês utilizado para computadores de grande porte que processam grandes quantidades de informações.

A SEPLAN, através da sua Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação e Integração (SEATI) foi a responsável pela condução de todo processo. Mais uma vez a SEATI cumpre a sua missão de prover soluções na área de TIC.

Foi uma importante aquisição. Com este novo computador, o Estado do Maranhão está pronto para investir consistentemente na área de TIC. E é justamente nesta área que está a oportunidade de se dar um grande e revolucionário salto tecnológico. Agilidade, eficiência, controles, desburocratização e serviços são alguns dos benefícios imediatos auferidos com investimentos em TIC. É o caminho do futuro.

Os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário com os seus inúmeros órgãos, como por exemplo, o Viva Cidadão, DETRAN, Sistemas Corporativos do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Geral da Justiça, fornecedores, prestadores de serviços, iniciativa privada, cidadãos, são alguns dos beneficiários e podem comemorar este importante investimento.

A máquina é um computador IBM, modelo z10 BC 2098 Q01 e vai substituir outra que já alcançou seu limite (ao longo do dia está em 100% de utilização). E esta saturação do limite da atual máquina vem provocando uma demanda reprimida significativa, o que causa prejuízos (maior tempo de espera, requisições rejeitadas, entre outros) aos clientes e usuários.

Quando estiver montada, com os sistemas já migrados, muitos benefícios serão sentidos, sendo alguns imediatamente e outros ao longo do tempo. A rapidez no processamento será percebida imediatamente. Outros benefícios, como o fim da demanda reprimida por melhorias, por inovações e por novas soluções, virão ao longo do tempo.

Ficha Técnica

IBM modelo z10 BC 2098 Q01

64 GB de memória (32 vezes maior que o atual)

3 (três) processadores, sendo 1 (um) CP (propósito geral) e 2 (dois) IFLs (Linux) (novos processadores)

2 (dois) processadores criptográficos (novos)

192 (cento e noventa e dois) milhões de instruções por segundos (MIPS ) (75% maior)

1 (um) sistema operacional, z/OS, até a versão 1.11:última versão liberada pela IBM

12 (doze) canais Escon (20% mais)

6 (seis) placas OSA (6 vezes mais)

12 (doze) canais Ficon (novos canais de fibra ótica, 8 canais paralelos eliminados)

Além disso, o equipamento depois de instalado ainda pode ser expandido (já vem dentro da máquina, bastando solicitar a liberação de sua utilização para a IBM) da seguinte forma:

Processadores: de 3 para 10
Velocidade de Processamentos (MIPS): de 192 para 2.749
Memória: de 64 para 248

Dentro de mais ou menos um mês, quando técnicos altamente especializados da IBM concluírem a sua montagem e também a migração dos sistemas, o Maranhão terá à sua disposição uma super máquina, pronta para ser colocada à disposição e em prol do benefício de toda sociedade.

Boa sorte e sucesso!!

PS: Passando por aqui não deixe de comentar e indicar aos amigos!!

Fonte: SEATI/SEPLAN
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.