quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Comentário de um leitor

Aqui no blog existem poucos comentários. Fiz até um post explicando como comentar, por imaginar que muita gente não saiba ou não entenda como fazer o comentário.

Nesta terça-feira (13/12), passei todo o dia na gincana do ensino médio e não fiz nenhuma postagem. Ao chegar em casa vi o comentário do amigo Deley Fonteles.

Acredito que é um comentário que expressa a "voz" de muita gente que não quer ou não tem coragem de falar.

Veja o excelente comentário feito sobre a convocação de excedentes do concurso do Estado do Maranhão:

REPÚDIO:

Ontem a Secretaria de Educação do Estado - Seduc divulgou mais uma lista de convocação dos excedentes do concurso de 2009 para o cargo de professor do ensino médio, o que é lamentável é fato de existir uma necessidades imensa de se chamar todos os excedentes, fato que não aconteceu.


Em Governador Nunes Freire, por exemplo, chamaram apenas três professores, pras disciplinas de Português e Matemática. Onde ficam as outras? Será se as disciplinas de História, Geografia e outras não fazem mais parte da grade curricular de ensino?? Ou será que são consideradas disciplinas irrelevantes no processo de aprendizagem? 

É uma falta de respeito muito grande do pessoal da Secretara de Educação do Estado (dos gerenciadores desse processo), não só com os professores que desde 2009 vivem a expectativa de serem chamados, mais o desrespeito é maior ainda com a classe do alunado, haja vista que a necessidade existe. 

Sabe o que vai acontecer agora? É fácil saber.


O estado vai contratar professores por um valor mísero (praticamente 50% do que ganha um efetivo) pra preencher o quadro. Até aí tudo bem, o problema é que tais professores a serem contratados não tem formação específica na disciplina que irá ministrar, fazendo com que o aprendizado seja limitado. 

Aí você me pergunta qual é o resultado disso!! É fácil saber: 

É o nosso Maranhão velho cada vez mais ferrado no que se refere à qualidade de ensino, ocupando esse percentual vergonhoso que é o quarto estado com o maior percentual de analfabetos na faixa etária acima de dez anos e ocupa a sexta posição entre as unidades federativas com a maior quantidade de pessoas que não sabem ler e escrever. 

Temos um milhão de habitantes completamente analfabetos o que representa 19,31% da população. O estado só perde para os estados da Paraíba (21,9%), Piauí (22,9%) e Alagoas (24,3%). 

Aqui fica a esperança de que dias melhores viram, e que um dia nosso estado posso alcançar melhores percentuais no que se refere à qualidade de ensino. 

Deley Fonteles

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.