terça-feira, 23 de agosto de 2011

Entrevista com professor Sérgio Maia

Durante os dias 10 e 11 foi realizado uma Oficina de Capacitação de Mobilizadores Sociais em Governador Nunes Freire (reveja aqui e aqui).

O evento foi realizado pelo Ministério da Educação, que desde 2008 tem realizado a Mobilização, e conduzido pelo professor Sérgio Maia.

Sérgio Maia é consultor da UNESCO, lotado no setor de Mobilização do Ministério da Educação há dois anos. É Coordenador da Pastoral da Educação do Regional Leste 1 (Rio de Janeiro) da CNBB. Bacharel em relações internacionais, pedagogo com especialização em administração escolar e orientação educacional e pós-graduado em gestão colegiada, já realizou cerca de vinte oficinas em todo o Brasil.

Após o encerramento da oficina conversei com o professor e lhe fiz algumas perguntas, veja:

Blog: Qual a situação mais engraçada que já viveu durante estes dois anos que realiza oficinas de mobilização?

Sérgio Maia: Foi em Breves, no arquipélago de Marajó-PA, vi uma experiência de uma escola abandonada pelo Estado, assumida por um professor muito querido no município e que um criou uma escola muito organizada, onde recuperou os valores morais da escola. A escola é mantida por ele, que tem um jeito “exótico” de viver, enquanto a escola não.

Blog: E qual foi a situação mais embaraçosa?

Sérgio Maia: Passei por uma situação muito emblemática onde fazia uma oficina. A cidade do Estado de São Paulo estava com o auditório dividido em três grupos: uns 50 gestores municipais, sindicalistas contrários à administração e um terceiro grupo que não fazia parte de nenhum dos movimentos. Desde o início da oficina vi que eles estavam com demandas diferentes. Já chegando ao fim da manhã, vi que não haveria como continuar e falei para eles: decidam se querem ou não participar da oficina. Não posso atender às demandas de vocês. O terceiro grupo que não participava das discussões também se pronunciou, dizendo não estar de acordo com o que se passava. A partir daí a situação foi contornada e a oficina realizada tranquilamente. Foi complicado.

Blog: E a oficina de Governador Nunes Freire, o que o senhor achou?

Sérgio Maia: Foi uma Oficina pra confirmar e sistematizar uma caminhada pela Mobilização que já existia. Oficina com uma grande repercussão dos municípios do Alto e Baixo Turi (regiões no noroeste do Maranhão), onde mais oito municípios aderiram a Mobilização Social Pela Educação. Com toda a certeza foi uma oficina proveitosa para todos.


Utilização das fotos sem a fonte ou meu consentimento serão denunciadas.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.