Promover a transparência das ações públicas e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão são objetivos da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) no Maranhão, que tem como tema “A sociedade no acompanhamento da gestão pública”.
O lançamento, na manhã desta quinta-feira (14), aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque e, contou com a presença do vice-governador Washington Luiz; da auditora-geral do Estado, Maria Helena de Oliveira Costa; do chefe da Controladoria Geral do Maranhão, Roberto César Viégas; do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Júnior Marreca; além de secretários de estado, prefeitos e sociedade civil.
A Consocial incentiva e divulga o debate e o desenvolvimento de novas idéias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento da gestão pública. Conforme explica o vice-governador, a participação da sociedade é fundamental para a discussão das políticas públicas de controle. “Nós queremos protagonizar no estado a participação social no controle da gestão, estimulando a participação ampla da sociedade civil, para que possamos ter transparência na gestão”, contou vice-governador Washington Luiz
Segundo a auditora-geral do Estado, Maria Helena Costa, o evento beneficia, principalmente, o cidadão que passa a ter mais uma ferramenta de acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos órgãos públicos. “Essa é uma conferência do cidadão e não do estado, é o momento onde serão discutidas as políticas públicas de transparência e controle social”.
Já para o chefe da Controladoria Geral do Estado, Roberto Viégas, as conferências permitem a participação ativa da sociedade para cobrar ações. “Apenas com a transparência é possível ampliar e aprofundar o controle social e promover uma melhor aplicação dos gastos públicos. A transparência proporciona à sociedade civil organizada e ao cidadão, que sua voz seja ouvida”, conclui.
A aproximação entre os gestores públicos e a sociedade foi citada pelo presidente da Famem e prefeito do município de Itapecuru Mirim, Júnior Marreca, como um dos benefícios da implantação das Políticas Públicas de Transparência e Controle Social. “O tema da conferência é muito importante, em especial, para que nós prefeitos tenhamos o comprometimento de deixar nossa gestão transparente e, sobretudo, participativa”, disse.
Conferências
No período de 25 de julho a 13 de novembro serão realizadas 17 Conferências Regionais no Maranhão, momento em que se elegem os delegados da fase estadual, que acontecerá em São Luís do dia 6 a 8 de março em 2012. Na etapa estadual, serão escolhidos os delegados que vão representar o Maranhão na Consocial Nacional, a ser realizada em Brasília no período de 18 a 20 de maio de 2012.
Fotos: Geraldo Furtado
Fonte: Agência Estado
Boa sorte e sucesso!!
PS: Passando por aqui não deixe de comentar e indicar aos amigos!!