Estamos quase no final de julho e a temporada de chuva ainda não terminou no Maranhão. Não chamo de inverno porque as chuvas no Maranhão se iniciam em janeiro e, geralmente, encerram-se em junho. Mas este ano parece que não terá fim.
As chuvas em 2011 foram (e continuam) muito intensas, causando transtornos à toda sociedade maranhense, principalmente as de regiões ribeirinhas.
Este ano a BR-316 rompeu em dois lugares (reveja: km 59 e km 67), o nível do Rio Pirró subiu muito e deixou mais de mil pessoas desabrigadas, centenas de famílias perderam seus móveis, utensílios domésticos e vestimentas, enfim, Nunes Freire viveu dias de calamidade pública. Em quase uma década que moro no Estado nunca vi tanta água.
Pensávamos que as chuvas acabariam em junho, no entanto, elas ainda insistem em cair. Hoje (24/07) a cidade amanheceu sob forte chuva.
O tal “aquecimento global” é fator primordial para isto. A natureza tem sofrido fortes impactos, causados principalmente pelos homens. Está mais do que na hora de se levar a sério este problema mundial.
Boa sorte e sucesso!!
PS: Passando por aqui não deixe de comentar e indicar aos amigos!!