O Caravana da Economia já trocou mais de 33 mil geladeiras no Maranhão desde o início do projeto em 2007
Na última terça-feira, 23 de julho, iniciou-se mais um ciclo do Caravana da Economia, projeto que promove a troca gratuita de geladeiras velhas (que gastam muita energia) por geladeiras novas e mais econômicas (com selo PROCEL – Categoria A).
Governador Nunes Freire, será beneficiado com 120 geladeiras. O cadastro aconteceu na Praça da Cultura, próximo a Unidade Escolar Antonio Torres.
Para participar do projeto é necessário o cliente atender aos pré-requisitos, fazendo o cadastro no local e data divulgado nos veículos de comunicação e por meio do site da CEMAR. Em seguida, agentes da CEMAR realizam visitas técnicas para avaliar as geladeiras de cada inscrito. Todos os clientes cadastrados receberão a visita técnica das equipes do Caravana da Economia, que realizará a análise de cada caso. As geladeiras em pior estado serão trocadas por geladeiras novas, gratuitamente, com selo A do PROCEL. O anuncio dos contemplados acontecerá no dia 30 e a troca das geladeiras no dia 31 de julho, no mesmo local do cadastro.
Para serem selecionados, os clientes devem obedecer aos seguintes critérios:
- Estar classificado na Tarifa Social de Energia Baixa Renda
- Possuir uma geladeira velha em funcionamento
- Ser o titular da conta de energia
- Estar em dia com o pagamento da conta de energia
- Morar no município que estiver sendo beneficiado.
O Projeto Caravana da Economia, da CEMAR, faz parte do Programa de Eficiência Energética, que desenvolve também outras ações e promove o uso racional da energia. O objetivo principal é evitar o desperdício de energia elétrica e diminuir impactos ambientais. Desde o início do Programa, em 2007, já foram trocadas mais 33 mil geladeiras em 48 municípios maranhenses. Somente em 2012 foram trocadas mais de 7.500 geladeiras velhas por novas, e 50 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes. A troca das geladeiras e lâmpadas tem como resultado mais de 11 mil MW/h, que deixaram de ser desperdiçados, gerando uma economia de R$ 1.274.516,80.