segunda-feira, 24 de junho de 2013

Esclarecimentos sobre o problema da água

O município de Governador Nunes Freire, assim como muitos em todo o Brasil, tem uma pequena estrutura de abastecimento de água em sua sede, insuficiente para o uso de todos.

Há em funcionamento apenas um sistema, construído ainda na gestão do ex-prefeito Brênio Almeida. Esse sistema foi criado para, segundo informações extraoficiais, abastecer 800 famílias de Nunes Freire. O sistema é composto por quatro poços artesianos e uma caixa de água de 300 mil litros. No entanto as últimas duas administrações sofreram bastante com a ineficiência do sistema e a constante reclamação por parte dos nunesfreirenses.

É necessário salientar que nos dias de hoje há uma número muito maior que a capacidade total planejada (800 residências). Muitas pessoas, ao longo dos últimos anos, fizeram ligações clandestinas e, até mesmo a prefeitura, sempre que solicitada, efetuou a ligação em muitas residências, deixando assim o sistema sobrecarregado. Este fato não é novo, todos que moram em Nunes Freire sabem disso, são anos e anos sofrendo com isso.

Durante a gestão da ex-prefeita Regina Bastos foi executado a construção de muitos sistemas de abastecimento de água na zona rural, sistemas estes que até o momento são suficientes em diversos povoados, mas na zona urbana nada foi feito. Já durante a gestão do ex-prefeito Indalécio Vieira foi construído dois poços e duas caixas de água, sendo uma na Vila Embratel e outra no Monteiro Lobato. Ambos os sistemas ficaram inacabados e a população aguarda ansiosamente pela conclusão das mesmas.

Enquanto os sistemas da Vila Embratel e Monteiro Lobato não funcionam, o sistema atual continua sobrecarregado e sem atender a grande demanda do município.

Na semana passada, devido ao intenso uso, houve a queima de mais uma bomba. A bomba queimada já foi para o conserto e espera-se que até quinta-feira (27/06) ela já esteja em funcionamento. Há outra bomba no fundo do poço e que em breve será retirada por uma empresa capacitada. A Secretaria de Obras tem trabalhado firma na busca de melhoria no abastecimento de água, mas enquanto os novos sistemas não entrarem em funcionamento, a população continuará com pouca água em suas torneiras.

É notório também que muitos nunesfreirenses estragam água, muitos deles deixando as caixas derramando por horas e horas. O uso consciente da água é uma necessidade mundial e Nunes Freire não pode ficar de fora. A Prefeitura Municipal tem que fazer a sua parte, mantendo o sistema funcionando e buscando construir outros, mas os moradores não podem deixar de fazer a sua.

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.