quarta-feira, 15 de maio de 2013

CUFA MA realiza 3º encontro estadual em Balsas

Do Imparcial:

Definir metas, agregar colaboradores e traçar novas estratégias para o desenvolvimento das periferias de todo Maranhão é objetivo do 3º Encontro Estadual da Central Única das Favelas que acontece na próxima sexta-feira, 17, na cidade de Balsas. O encontro será realizado no Centro de Guadalupe localizado à Rua Isac Martins próximo a AABB de Balsas e segue até o dia 19, domingo, com a participação dos coordenadores da Cufa das cidades de Nunes Freire, Imperatriz, Raposa, Colinas e São Mateus.

Também participam deste 3º encontro os coordenadores estaduais da Cufa no Maranhão, Billy Wesley e Preto Dicko, e o diretor de tecnologia da informação da Cufa RJ, Galdino de Oliveira. Estão programadas palestras sobre empreendedorismo, grupos de trabalho de comunicação e administração, apresentação dos projetos nacionais da Cufa e do balanço social de cada base durante o ano de 2012. Para Billy Wesley, coordenador da Cufa Ma, o encontro vem reforçar o trabalho das bases da instituição nas cidades do interior e garantir o crescimento da Central no Maranhão. "O 3º encontro estadual é o momento dedicado ao fortalecimento da Cufa Ma e a integração dos coordenadores e colaboradores em todo o Estado. Durante o encontro pensamos novos projetos e alinhamos nosso trabalho", explica.

Balsas, cidade escolhida para receber o encontro, desenvolve projetos da Cufa há 3 anos, sob a coordenação de Everton Gehlen. Entre os trabalhos já realizados pela Central na cidade, cursos profissionalizantes em parceria com o Senai, projeto Férias ativa com oficinas de graffiti e dança, projeto BRADAN, BR 360 dança. Além das ações Criança e Solidariedade, esta última em parceria com a Unibalsas. "Na nossa cidade os projetos da Cufa vem proporcionando lazer, conhecimento, esporte, profissionalização e cidadania para os moradores", afirma o coordenador municipal Everton Gehlen.

A CUFA

A Central Única das Favelas é uma organização reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro - principalmente negros - que buscavam espaços para expressar suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

A Cufa tem o rapper MV Bill como uns de seus fundadores, atua em todos os Estados brasileiros como pólo de produção cultural desde 1999, através de parcerias, apoios e patrocínios. A Cufa chegou ao Maranhão no final de 2006 com o objetivo de ser uma central de oportunidades concretas para as comunidades de periferia.

A principal missão da Cufa é funcionar como polo de produção cultural e de distribuição de oportunidades para os jovens, particularmente, negros e residentes em favelas através de projetos e ações promovidas nos campos da educação, esporte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. Também é missão da Cufa o empoderamento dos moradores das favelas brasileiras. Entre as atividades desenvolvidas estão cursos e oficinas de DJ, break, grafite, escolinha de basquete de rua, skate, audiovisual, empreendedorismo, entre outras

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.