O município de Governador Nunes Freire recebe hoje (06) e amanhã (07) a
Conferência Maranhense de Educação – COMAE 2013. , que tem como principal objetivo construir preposições norteadoras para o Plano Estadual de Educação.
A abertura oficial do evento foi realizado no auditório do
Complexo Educacional Hamilton Werneck e contou com a participação do Secretário Estadual de Educação
Pedro Fernandes, prefeito
Marcel Curió, secretários municipais, vereadores
Wanderley Pereira, Paulo Lopes, Esmilton Pereira, Rei do Gado, Marcelo Oliveira e Ulenira, representantes de igrejas, sindicatos, entidades civis, comerciantes, professores e políticos da região do Baixo Turi. A abertura foi iniciada com com a composição da mesa e a entrada das bandeiras dos municípios que participam desta etapa da COMAE.
O prefeito municipal de Governador Nunes Freire,
Marcel Curió, fez a abertura oficial do evento e iniciou sua fala agradecendo ao secretário de educação pelo desmembramento da Conferência, prestigiando assim o município de Governador Nunes Freire. Agradeceu aos funcionários da educação pelo empenho e pelo belíssimo evento. Afirmou que a educação é o tema principal para que o Brasil seja um país desenvolvido.
O presidente da COMAE,
Fernando Silva, comentou sobre o Plano Nacional de Educação, onde há um debate em todo o Brasil. Silva agradeceu ao município de Governador Nunes Freire pelo acolhimento. Disse ainda que o secretário municipal tem dado total apoio à COMAE. O presidente salientou as dificuldades encontradas em municípios como Nunes Freire, principalmente na zona rural.
O secretário de educação de Centro Novo do Maranhão,
Ademar, disse que eventos como a COMAE trás a expectativa de melhorias para a educação. Ademar disse que se pode fazer muito pelo Maranhão, desde que a educação seja levada a sério desde a base.
O vereador
Wanderley Pereira, representando a presidente Francisca Freires, fez uso da palavra. O vereador enfatizou a importância do evento para a educação do Maranhão. Disse que se faz necessário que se arregace as mangas e se invista na educação. Afirmou que a educação deve ser olhada com bons olhos. Concluiu que é um sonho ver a educação melhor em todo o país.
A secretária de educação do município de Governador Nunes Fre
Maria José Santos Leite, fez uso da palavra e falou sobre sua felicidade em sediar a COMAE. Disse que o Plano é um passo importante para a educação e que hoje cada participante da Conferência pode e deve dá a sua colaboração na formulação do Plano Nacional. Maria José disse ainda que os oprimidos de hoje poderão ser os opressores de amanhã, dependendo da educação que tenham hoje. Agradeceu a todos pela presença.
ire,
O deputado federal
Pedro Fernandes, secretário estadual de educação, disse que o objetivo da COMAE é inserir a sociedade civil nas discussões da educação e apontar as soluções dos problemas. Segundo Fernandes, a educação deve ser um compromisso da sociedade e que sem as famílias é impossível ter uma educação de qualidade. O secretário disse que é necessário investir na educação que é um conhecimento perene e a única forma da sociedade sair da miséria com dignidade. Pedro Fernandes disse que o Maranhão precisa avançar muito na educação, pois há um déficit estrutural de muitos anos. Sobre a greve da Educação do Estado, Fernandes disse que os últimos detalhes já estão sendo ajustados e que nos próximos dias o problema será solucionado. Segundo ele, a Governador Roseana tem cobrado dele e da secretaria e brevemente tudo voltará à normalidade.
O evento deu prosseguimento com trabalhos em grupo de onde se definirá as propostas de sete eixos temáticos.
|
Pedro Fernandes, Wanderley Pereira e Marcel Curió |
|
Ivan Ribeiro, Pedro Fernandes e Fernando Rocha |
|
Vereador Marcelo, professor Beto e vereador Paulo Lopes |
|
Secretário Pedro Fernandes e prefeito Marcel Curió |
|
Auditório repleto de professores, autoridades e sociedade civil organizada |
|
Florência, gerente da URE Zé Doca |
Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!