quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Assim é no sertão...

"Água é vida", frase tantas vezes repetidas parece ficar apenas no inconsciente da população...

Andando pelas ruas de Governador Nunes Freire e em outros municípios do interior do Maranhão é possível ver o tamanho do desperdício de água que acontece. O sistema de água é totalmente gratuito, o que facilita muito o desperdício.

Durante o mês de janeiro do corrente ano estive em Alagoas, minha terra natal, e registrei em fotos (veja no fim da matéria) o sofrimento dos sertanejos com a falta de água potável.

caminhão pipa

A maioria dos açudes está vazio e, o Governo Federal, através do Exército Brasileiro faz a distribuição de água em carro pipas.

Água potável só em carro pipa

O Governo Federal construiu diversas cisternas nas vilas e povoados de todos os Estados que sofrem com as secas e os carros pipas abastecem estas cisternas.

O abastecimento ocorre de uma a três vezes por semana em uma determinada cisterna.

Cada morador do povoado tem direito a um tabor (de aproximadamente 200 litros) por abastecimento. É com esta quantidade que a população tem que sobreviver.

Gratuidade gera desperdício

Em pequenos municípios como Nunes Freire a água é distribuída gratuitamente. Essa forma "gratuita" gera inúmeros desperdícios por parte da maioria dos moradores do município: torneiras abertas o dia inteiro; caixas derramando noite e madrugas, são alguns exemplos.

Entretanto é necessário salientar que esta "gratuidade" é ilusória! Há custos com manutenção de bombas e quadros; encanadores, carro/moto/combustível; canos/luvas/joelho; energia e tantas outras despesas.

Necessitamos urgentemente conscientizar a população quanto ao bom uso da água!

Veja as fotos da distribuição de água no sertão:

cisterna construída pelo Governo Federal


população recebendo seu tambor de água


Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.