sábado, 23 de fevereiro de 2013

2ª Sessão Ordinária 2013

A Câmara Municipal de Governador Nunes Freire se reuniu na manhã desta sexta (22/02) para a realização da segunda sessão ordinária de 2013.

Estiveram presentes os vereadores Esmilton Pereira, Ronaldo Rodrigues, Maurílio Bueno, Gessimar Neres, Wanderley Pereira, Paulo Lopes e Ulenira Batista. Os vereadores Marcelo Oliveira, Lourival, Gerlandia Oliveira e Francisca Freires foram os ausentes. A vereadora Gerlândia viajou para tratamento de saúde e o vereador Marcelo estava em São Luís participando de um seminário com a CGU. A vereadora Francisca viajou para tratar de assuntos pessoais, conforme informou na sessão do dia 15.

A sessão foi presidida pelo vice-presidente Ronaldo Rodrigues. Antes da leitura da ordem do dia, o secretário da Casa fez a leitura da ata da primeira sessão.

Ordem do dia
- Projeto de Lei para limpeza de caixas de água - autor: Wanderley Pereira
- Requerimento de declarações de bens - autor: Wanderley Pereira;
- Requerimento de sessão solene no Dia da Mulher - autora: Ulenira Batista;
- Indicação 01/2013 para construção de escola Faixa do Clóvis - autor: Maurílio Bueno
- Indicação 02/2013 para construção de praça - autor: Maurílio Bueno;
- Indicação 03/2013 para construção de Posto de Saúde no bairro JK - autor: Maurílio Bueno;

No pequeno expediente o vereador Wanderley Pereira foi o primeiro a falar. Iniciou agradecendo a Deus e à sua família pelo seu mandato. Parabenizou o prefeito municipal pelo trabalho realizado no início do mandato, principalmente com relação à limpeza do município. Afirmou ainda que apoia o governo e que ajudará da melhor maneira possível. Solicitou ao prefeito que não ocorram perseguições ao funcionalismo público, em especial aos professores. Convocou os colegas vereadores a serem diferentes, trabalhando com qualidade.

O vereador Paulo Lopes parabenizou os vereadores pelas suas indicações e pediu à Mesa que encaminhe o Projeto de Lei do vereador Wanderley para a Comissão de Orçamento. Disse que ainda há pouco tempo de governo, mas tem muita coisa que deveria está funcionando e não está. Parabenizou a vereadora Ulenira pela solicitação de sessão solene pelo Dia da Mulher. Falou sobre os repasses recebidos pela Prefeitura no último dia 8 e do atraso dos pagamentos.

No grande expediente o vereador Wanderley Pereira voltou à tribuna e começou falando sobre suas indicações para a recuperação e/ou instalação da iluminação pública nos povoados (Santa Mônica, São Jorge, São Sebastião e 7 Voltas), já que muitos pagam e não tem. Comentou também sobre sua indicação para recuperação da Rua Brasília e instalação de água para o Povoado Santa Mônica. Convidou o povo a visitar a Câmara durante a semana, pois os vereadores não foram eleitos apenas para comparecer na segunda e sexta (dia de sessão). Wanderley comentou também sobre o seu requerimento de declaração de bens dos ex-vereadores, ex-prefeito e ex-vice-prefeito. Sobre o seu projeto de lei que obriga os moradores a efetuarem limpeza de suas caixas de água. O vereador complementou fazendo um requerimento verbal para que a Câmara convide a população, através dos blogs, carro de som e etc, para assistir às sessões.

O vereador Paulo Lopes disse que ficou chateado por ver um vídeo cheio de mentiras produzido pela prefeitura e que atrapalhou a transmissão dos telejornais. O vereador falou sobre a retirada do índio, que para ele foi escandalosa. O vereador disse que por falta de estudo, o povo que arrastou confundiu com o índio com Tiradentes, que foi arrastado e esquartejado pelas ruas. Paulo disse que a Câmara de Nunes Freire não pode ficar inerte a esta situação, divulgada em toda a BR-316 e trabalho universitário de muitos acadêmicos da região. Paulo disse que está acontecendo perseguições no atual governo, pois ele e sua família estão sendo perseguida. O vereador disse que já tem mais de 400 denúncias na Promotoria. Comentou sobre um vídeo publicado na TV e que há mentiras no mesmo, como os remédios que não tem. Disse ainda que o posto de saúde da Vila Bahia foi fechado e há três meses estão reformando o (novo) posto do JK. Parabenizou o prefeito pela limpeza e disse que deseja que a limpeza continue durante todo o governo.

O vereador Gessimar Neres elogiou a limpeza pública e disse que o prefeito esteve (durante os dois primeiros meses) mais presente na prefeitura do que o ex-prefeito durante os quatro anos. O vereador disse que o posto da Vila Bahia já havia sido fechado pela vigilância sanitária e que o povo do bairro pode ser atendido no Hospital, pois é mais próximo do que o bairro JK. Questionou o porquê de só agora os vereadores da oposição (antes situação) abrirem os olhos.

A vereadora Ulenira Batista parabenizou os presentes e agradeceu a presença do blog jarivanio.com na cobertura da sessão. A vereadora falou sobre a derrubada do monumento. Para ela o pior foi o ato, pois foi anunciada e feita de forma ridícula. Comentou sobre a indicação de construção de escola na Faixa do Clóvis. Ulenira disse que é obrigação do governo fazer o que não está feito. Ulenira disse ainda que há perseguição do novo governo com os funcionários que estavam em cargo comissionado no governo anterior. A vereadora falou que está faltando psicóloga no CAPS. Cobrou o pagamento dos servidores municipais que ainda não receberam o mês de dezembro e o décimo terceiro. Disse que, mesmo fazendo parte do governo anterior, não compactuou com o não pagamento dos servidores. Ulenira falou que a rede municipal está perdendo alunos, talvez pelo descrédito na atual administração. Concluiu falando sobre sua solicitação para sessão solene no Dia da Mulher e que a população participe das sessões da Câmara.

O vereador Esmilton Pereira também fez uso da tribuna e agradeceu pela cobertura dos blogs na sessão. Iniciou falando sobre a situação que a cidade foi encontrada e que o lixo estava por todo lugar. O vereador disse que já ouve melhoras no hospital com algumas pequenas reformas. Esmilton comentou sobre as pontes do rio Santo Antonio e do povoado Mãe Rita que começaram a ser reformadas. Parabenizou o prefeito por está presente e atento aos problemas do município, tanto na prefeitura quanto na Zona Rural. O vereador foi enfático que não CONCORDA e não COMPACTUA com perseguições políticas com os funcionários concursados que pertençam a partido A ou B. Esmilton comentou ainda que a maioria dos funcionários votaram no ex-gestor porque foram convencidos e que o novo prefeito deve convencer também. Comentou ainda sobre o tempo e pediu “100 dias” para avaliação do novo governo e suas ações. O vereador disse ainda que o prefeito anterior construiu diversas escolas mas que em CR Almeida foi feito o início atabalhoado de uma escola que não foi concluída. Concluiu dizendo que não há administração perfeita e a nova administração quer “acertar”.

O vereador Ronaldo Rodrigues disse que não ficou na sessão de segunda (18/02) por motivos pessoais e que os blogs divulguem o que acontecer de bom. Comentou sobre suas conquistas junto às associações. Ronaldo falou que já conseguiu um caminhão para a associação Fruta Mel. O vereador disse que a construção da beneficiadora de polpa foi mudada de lugar e não foi concluída. O vereador disse ainda que está do lado do povo que o elegeu. Falou sobre a derrubada do índio que, para ele, foi retirado de forma errada, mas que ninguém comenta sobre a escola Francisco Pereira que também foi derrubada.

O vereador Maurílio Bueno comentou sobre a indicação da construção (continuidade) da avenida e solicitação de uma praça em frente à prefeitura; sobre a indicação de escola para a Faixa do Clóvis e que o novo prefeito construirá. Maurílio comentou também sobre sua indicação de construção dum posto de saúde no bairro JK e que em breve o posto da Vila Bahia será reaberto. Segundo Maurílio o hospital já está atendendo melhor e que nesta sexta (22) chegou uma nova incubadora para o mesmo. Maurílio disse que no primeiro dia do governo anterior houve a “invasão” do hospital. O vereador concluiu dizendo que quer que o recurso público seja gasto em coisa pública.

Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

O projeto do vereador Wanderley foi enviado para a análise da Comissão de Orçamento.

Nas considerações finais a vereadora Ulenira Batista iniciou dizendo que em 2009 a escola Francisco Pereira já estava desativada. Parabenizou o prefeito pela limpeza da cidade e que a cidade continue limpa. Disse que espera que a cidade não tenha apenas uma praça bonita e que o povo não consiga comprar nada.

O vereador Wanderley Pereira voltou à tribuna e falou sobre o não pagamento dos funcionários. Repudiou o ex-gestor pelo atraso dos pagamentos. O vereador disse que é necessário que se apague a chama política e que se agreguem. Segundo o vereador, a secretária de educação lhe disse que. O vereador Wanderley também repudiou o ato de derrubada do índio. Parabenizou Kedson, secretário de saúde, que para o vereador é gabaritado para assumir a pasta. Parabenizou ainda o secretário de agricultura, Zé Carlos, por assumir a pasta. Wandeley concluiu falando sobre a queda do muro do estádio municipal e a creche não concluída.

O vereador Paulo Lopes disse que não indicou posto de saúde para o bairro JK porque o ex-vereador Ivan Ribeiro já tinha indicado. Complementou dizendo que não questionou a abertura do posto no JK e sim o fechamento do bairro Vila Maranhão. Elogiou a limpeza da cidade, mas disse que espera que a limpeza não ocorra também nos bolsos dos funcionários com a redução dos salários. Concluiu dizendo que não é líder de oposição e sim líder das suas ações.

O vice-presidente, Ronaldo Rodrigues, voltou à tribuna e comentou sobre o trabalho dos ADR’s (Agente de Desenvolvimento Rural) que não está acontecendo como deveria (no campo). Solicitou que o secretário de agricultura que convoque os ADR’s para assumir seus postos de trabalho e faça valer seus salários.

O vereador Maurílio Bueno agradeceu os votos em suas indicações e disse que na próxima sessão entrará (novamente) com uma indicação para construção de um matadouro público. Maurílio disse que votará a favor de todos os projetos que beneficiarem a população, desde que a administração tenha credibilidade. Afirmou que não votará em projetos em fim de mandato.

Nada mais havendo para ser tratado, o vice-presidente encerrou a sessão.

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.