sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Drogas: uma questão de morte

Por Renato Costa:

Sou humano, e por isto, resolvi falar um pouco deste assunto tão pertinente: As drogas. Um mal silencioso que tem destruído famílias e tem provocado um grande prejuízo para a sociedade.

Ninguém sabe dizer o porquê das escolhas em direção ao vício. Existe um leque de outras atividades para se gastar o tempo como: estudar, se preparar para a vida, construir uma família, seguir uma religião, ou até mesmo namorar e gozar um grande amor, ao invés de se autodestruir.

As drogas aniquilam vidas que poderiam ter uma trajetória de sucesso. Arranca do individuo o bem mais precioso... O pensamento crítico. Transforma o indivíduo em uma criatura vegetativa, escrava de substancia que mantam pouco a pouco.

Mais de quem é a culpa da calamitosa situação que o mundo se tornou? Quais as razões para explicar o descaso das politicas públicas para coibir essa epidemia que assola nossa geração? Ninguém tem coragem pra se levantar e citar as razões para esse caos específico que são as drogas.

Podemos dizer que é a pobreza a grande desculpa, mas na classe rica o índice é alto de viciados, da mesma forma que é nas classes baixas. Então, onde está o problema? Eis a questão para discussão: uma coisa é certa: falta informação nas séries iniciais do fundamental, conscientização nas escolas de fundamental maior e planejamento adequado das secretarias de educação para sanar esse problema.

A escola ainda é a porta mais sensata para começar a prevenção. Prevenção... Essa palavra – que não é mágica – mas bem que poderia ser, devia ser olhada com mais cuidado dentro das escolas e na família.

Por isso, chamamos a atenção dos coordenadores da educação:

Coordenadores! Vocês mesmo... Quando estiveres montando seus planos e projetos, olhem para essa questão, não deixe para o futuro o que era pra ser resolvido no passado. Está nas mãos de vocês (que fazem acontecer à educação), o inicio da revolução para mudar esse quadro. Mobilize o grupo de professores que faz parte de sua equipe pedagógica e, desenvolva projetos a fim de mudar essa triste situação.

O futuro da nossa gente depende de uma boa educação. O caminho para a erradicação das drogas na sociedade, só é possível com uma educação de qualidade pautadas em princípios de prevenção e cuidado.

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.