Na manhã desta segunda-feira (19/09) aconteceu o lançamento do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS – de Governador Nunes Freire. O evento foi realizado no CRAS.
A mesa com as autoridades presentes foi composta e em seguida todos cantaram o Hino Nacional.
Pe. Abas |
Joel de Sousa, coordenador do PLHIS, disse que era um momento muito importante, prova disso é a participação da população de Governador Nunes Freire. Complementou dizendo que a participação de todos é fundamental neste primeiro passo do PLHIS.
O secretário de educação, Paulo Lopes, representando o prefeito municipal, falou que assim como os pais cuida dos seus filhos o prefeito Indalécio tem cuidado dos moradores do município. Disse também que o prefeito tem trabalhado muito em busca de novos projetos para a população de Nunes Freire.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antonio Isaías (Totonho), também fez uso da palavra e comentou sobre os políticos que dizem durante a campanha que são a favor do município e quando se precisa deles, nada fazem pelo município. Falou ainda sobre a dificuldade que se encontra para conseguir os projetos e programas para o município.
O presidente da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais, Castelo, agradeceu pelo convite, afirmando que todas as atividades da prefeitura os deficientes são lembrados. Comentou sobre as cidades que foram construídas sem planejamento.
Padre Abas, secretário de agricultura e pároco de Nunes Freire, iniciou falando da dificuldade de se implantar programas como o PLHIS. Deu uma notícia muito esperada por todos: segundo ele, nas próximas semanas serão entregues diversos títulos de terra.
Ronald Damasceno |
Estiveram presentes: secretários municipais, presidentes de associações e sindicatos, entidades civis organizadas e populares.
Logo após o discurso introdutório, Ronald fez uma apresentação com os presentes onde mostrou o que é e como funciona o PLHIS. Os técnicos do CONLAGOS também fizeram suas apresentações técnicas e explanaram os mais variados assuntos sobre políticas de habitação.
Os presentes foram divididos em quatro grupos e discutiram os problemas e soluções para os mesmos. Os principais problemas detectados em todos os grupos foi: água potável, saneamento, pavimentação, postos de saúde e praças.
O evento foi excelente com a participação de mais de 200 pessoas e encerrou às 14 horas.
Em breve serão divulgadas as datas das oficinas que ocorrerão na Sede do município e nos Povoados C R Almeida e Vila União.