quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pesquisadores do IFMA apresentam trabalhos em eventos nacionais e internacionais

Do IFMA:

Durante o mês de julho, professores do IFMA representaram a instituição em congressos e encontros nacionais e internacionais. Pernambuco, Argentina e Portugal foram os lugares nos quais eles apresentaram os resultados de suas pesquisas científicas.

A educação e a ética ambiental foi o tema apresentado pela professora de sociologia do Campus Zé Doca, Rosângela Veras, na “X Reunião de Antropologia do Mercosul”, em Córdoba, na Argentina. O trabalho intitulado "Educação e Ética Ambiental para educandos do ensino técnico, tecnológico: uma percepção sobre a sociobiodiversidade” abordou os resultados do projeto de pesquisa desenvolvido pela professora Rosângela e pela aluna do campus, Luciana Barros.

Entre as etapas do projeto houve a oferta de um minicurso durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Zé Doca, no ano passado. “O minicurso conseguiu ir além da discussão teórica e iniciou um trabalho de reflexão junto aos alunos e a comunidade de Zé Doca sobre as dimensões ética, social, cultural, política e econômica que envolve a relação ser humano e a natureza”, afirmou Rosângela.

Em Portugal

No período de 15 a 17 de julho, o professor Paulo Roberto Silva compartilhou a experiência do Programa NacionalPesquisa 2 de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Campus Codó com os participantes do “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação” (1st International Congress Students’ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education), que aconteceu em Lisboa. O congresso teve como foco discutir formas de motivar e envolver (engagement) os estudantes na vida escolar.

De acordo com o professor Paulo Roberto a pesquisa buscou relatar as experiências de envolvimentos de adolescentes na formação profissional no âmbito de quatro cursos técnicos concomitantes ofertados para cerca de 160 alunos. O estudo considerou o fato de que os alunos são adolescentes que vieram da rede estadual e se encontram em momento de desenvolvimento cognitivo entrelaçado com questões laborais.

“Nosso objetivo foi problematizar sobre os desafios do processo de materialização de um qualitativo envolvimento dos alunos na escola e possibilitar generalizações na aplicação dos procedimentos relatados”, disse Paulo Roberto. Além dele, são autores da pesquisa os professores do Campus Codó, Érina Andrade, Christina Castro e Francisco Paiva.

A pesquisa recebeu apoio institucional para apresentação de trabalho de pesquisa e inovação no exterior por meio do Edital Nº 65, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA.

De volta ao Brasil

Na segunda, 22, o professor do Campus Monte Castelo, Fábio Sales, apresentou pôster na “65ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”, que acontece até o dia 26 de julho, em Recife (PE).

No trabalho, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), ele falou sobre a importância do estudo da física nuclear nas escolas públicas de ensino médio de São Luis.

De acordo com o professor o estudo sobre a física nuclear teve início a partir da evolução do conceito científico a cerca da estrutura atômica. “A Física Nuclear é denominada física de alta energia porque para extrair um elétron de um átomo é necessária certa quantidade de energia. Da mesma forma, cada núcleo (próton ou nêutron) necessita também de grande quantidade de energia, que é da ordem de milhões de vezes”, disse Fábio Sales.

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