sexta-feira, 22 de abril de 2011

O "Descobrimento" do Brasil

Bom dia!

Hoje (22/04) o Brasil comemora 511 anos de seu "descobrimento".

Até o ano 2000 era uma festa medonha. Neste ano 2000 quando se comemorou os 500 anos do "descobrimento", houve festa demais. De lá para cá as comemorações andam cada dia menores.

Na segunda-feira (18/04) estive conversando com alguns professores sobre esse tal "descobrimento" do Brasil. A parte ruim da história mundial é que quem escreveu pode ter omitido fatos, contado de forma diferente da que ocorreu ou simplesmente inventado. Resta-nos apenas acreditar no que é dito.

Durante muitos anos ouvimos na escola que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil. Mas isso não é verdade!

O que houve na verdade foi uma farsa onde podemos facilmente substituir o termo descobrimento para "invasão", que foi o que realmente ocorreu. Como posso descobrir um lugar onde já existe uma sociedade organizada, mesmo que esta organização seja de forma precária?

Os portugueses sabiam da existência do Brasil, fizeram o famoso "migué" da viagem às índias e queriam na verdade era o território e riqueza dos "índios".

Durante muitos anos os portugueses viveram às custas das riquezas do Brasil, retirando o pau-brasil, ouro e tantos outros recursos naturais aqui existentes. Uma descarada exploração!

Cabe agora aos professores de história do ensino fundamental fazerem sua parte e contar a verdadeira história do "descobrimento" do Brasil que, por anos e anos foi contada cheia de mentiras e omissão.

Boa sorte e sucesso!!

PS: Passando por aqui não deixe de comentar e indicar aos amigos!!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se possível identifique-se. Comentários ofensivos e/ou sem o mínimo de cordialidade serão apagados.